Oficina de Formação
Crescer do Ler e Crescer do Ser – “O modelo de resposta à intervenção” na educação pré-escolar
Dias da Semana 3ª e 5ª feira
Horário 17h30 – 19h30
Cronograma
Início: 02/02/2021
Sessão de abertura presencial
25 horas de formação online
25 horas de trabalho autónomo
Destinatários da ação Educadores de Infância participantes no projeto “O Crescer do Ler e Ser”
Enquadramento da ação
Para os docentes, a idiossincrasia de competências, conhecimentos, atitudes e comportamentos dos seus alunos representa um grande desafio, dado que a sua ação pedagógica deverá corresponder a uma diversidade e multiplicidade de oportunidades educativas, respondendo a todas as necessidades e garantindo as condições para uma aprendizagem efetiva.
Neste sentido, a política de educação inclusiva portuguesa (Decreto-Lei n.º 54/2018) preconiza uma abordagem multinível que contempla uma ação educativa centrada no aluno. É essencial prestar atenção ao progresso de cada criança e permitir que todas as crianças – independentemente do nível de realização – sejam valorizadas da mesma forma enquanto participantes e alunos ativos com o seu grupo de pares e que consigam o apoio de que precisam para progredir.
Esta ação de formação visa a promoção das competências de ação educativa acima mencionadas, através da exploração do Modelo Response to Intervention (RtI). O RTI propõe um sistema multinível de prevenção que se operacionaliza através de três níveis de apoio, permitindo uma identificação e intervenção precoces, identificando os alunos que estão em risco e monitorizando o progresso de todos os alunos para que seja possível a ajustar o tipo, a intensidade e a frequência da intervenção. Cada aluno recebe uma instrução baseada na evidência, sendo que a implementação dos níveis de apoio considera a resposta do aluno à intervenção.
Nesse sentido, esta proposta de formação explora a aplicação das abordagens multinível em domínios essenciais para uma aprendizagem efetiva no pré-escolar – Literacia, Matemática e Socio emocional – e apresenta ferramentas das novas tecnologias no contexto da promoção do desenvolvimento na infância.