Reabilitação do Mercado Municipal preserva “joia de arquitetura” e renova atratividade
Foi com elevada participação que a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira encerrou, a 5 de setembro, o conjunto de três visitas às obras do Mercado Municipal de Santa Maria da Feira, acompanhadas pela apresentação do novo modelo de gestão para este equipamento municipal, um edifício cuja arquitetura tem assinatura do Mestre Fernando Távora.
Três visitas, três destinatários distintos, mas um único objetivo: auscultar e dar a conhecer a autarcas, agentes locais, operadores e comunidade em geral a intervenção de reabilitação de que o Mercado Municipal foi alvo, preservando a sua traça, identidade e tradição, e, simultaneamente, modernizando-o para o tornar atrativo para os hábitos de consumo e de fruição das comunidades do Hoje.
“Temos de pensar no Mercado como um monumento”, uma referência da arquitetura portuguesa, da autoria do arquiteto Fernando Távora, referiu na ocasião o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Amadeu Albergaria. “Não podemos esperar mudanças na fachada desta ‘joia arquitetónica’. vincou o autarca, explicando que as obras foram no sentido de reabilitar e preservar o edifício projetado pelo Mestre Fernando Távora e não o desvirtuar.
Com a obra em fase de conclusão, é tempo de dar “vida humana” a este emblemático espaço comercial, no coração do centro histórico e torná-lo num local de encontro e partilha de pessoas. “Estou certo que com o envolvimento de todos, teremos um mercado vivo e dinâmico que respeita as suas raízes históricas e culturais”, referiu ainda Amadeu Albergaria.
O projeto de reabilitação do mercado acautela e reforça os principais atributos e aspetos fundamentais e caraterísticos de uma praça comercial de oferta de produtos alimentares frescos, em conjugação com outras valências e áreas de negócio que o tornem num conjunto comercial apelativo e num verdadeiro espaço âncora de comércio tradicional especializado e de atração turística. A intervenção respeita a memória e função primordial do edifício, combinando tradição com inovação, modernização e criatividade.
O Mercado Municipal de Santa Maria da Feira será um mercado local para valorização de produtos locais e regionais, mas também um equipamento cultural e turístico, assumindo-se como um centro de promoção cultural e de tradições locais; um monumento que a autarquia preservou e valorizou; uma incubadora que dá espaço ao empreendedorismo local e inovação criativa gastronómica e ainda um espaço capaz de receber eventos e atividades comunitárias.
A conclusão da requalificação do Mercado Municipal de Santa Maria da Feira está prevista para outubro de 2024, apontando-se para 20 de dezembro a sua inauguração, com um mercado temático dedicado ao mel.
A apresentação do plano estratégico para o Mercado Municipal esteve a cargo do vereador da Câmara Municipal, Gil Ferreira, responsável pelo pelouro da Cultura, Educação, Juventude e Turismo. Os contornos da reabilitação do mercado foram explicados pelo Diretor do Departamento de Obras Municipais da Câmara da Feira, Paulo Antunes, e a nova imagem e marca do equipamento municipal por Nuno Santos, da empresa feirense Vinte Lab.
Publicado a 11 de setembro de 2024