Município Cultura Associativismo Juventude

Câmara abre candidaturas para apoio à Cultura e Juventude

Estão abertas as candidaturas a duas medidas do Programa de Apoio à Cultura e a duas medidas do Programa de Incentivo Juvenil (PIJ), que podem atingir um valor global de 235 000 euros. Pela primeira vez, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira implementa um programa de apoio especificamente dirigido às organizações de juventude do concelho, o Programa de Incentivo Juvenil, em resultado de uma contínua valorização do trabalho dinamizado pelos jovens do concelho.

Fortalecer as dinâmicas da juventude e estimular o desenvolvimento integrado e sustentado em todo o território são as ideias chave por detrás do Programa de Incentivo Juvenil (PIJ) que garante um apoio efetivo aos jovens do Município de Santa Maria da Feira. Podem candidatar-se à medida 1 – Atividades Regulares – e à medida 2 – Atividades Pontuais –, as associações juvenis, associações de caráter juvenil, grupos informais de jovens, associações de estudantes e jovens a título individual.

Para ambas as medidas do PIJ, a Câmara Municipal definiu 35 000 euros de apoio global. O prazo para as candidaturas está a decorrer até ao dia 17 de abril para a medida 1 e até 24 de abril para a medida 2.

As candidaturas ao Programa de Apoio à Cultura (PAC) medida 2.2 e medida 3 estão a decorrer até 30 de abril e 15 de outubro, respetivamente, destinam-se a associações e cooperativas locais de âmbito cultural e pretendem apoiar projetos culturais e artísticos já realizados este ano ou a realizar até 31 de dezembro.

A abertura de candidaturas ao PAC acontece em dois momentos: a primeira fase, em curso, que pretende financiar atividades de caráter pontual e parcerias de programação anuais, prevendo-se a atribuição de 200 000 euros, e a segunda fase, durante o mês de maio, com a abertura das candidaturas às medidas 1.1, 1.2 (criação local – pessoas singulares e coletivas) e 2.1 (parcerias de programação), com um investimento estimado de 510 000 euros. No âmbito do PAC, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira prevê um investimento anual no setor cultural de todo o território de 710 000 euros.

De realçar que as associações culturais e juvenis dispõem atualmente de um envelope financeiro global de 235 000 euros:
» 150 000 euros para apoio a atividades pontuais (medida 3 do PAC);
» 50 000 euros para apoio a parcerias de programação anuais (medida 2.2 do PAC);
» 25 000 euros para atividades regulares do PIJ (medida 1);
» 10 000 euros para a promoção de atividades pontuais (medida 2 do PIJ).

A informação completa sobre o PAC e o PIJ está disponível para consulta no Site do Município e no portal do Associativismo.

Ambas as propostas de abertura de candidaturas ao PAC e ao PIJ foram aprovadas por unanimidade na reunião da Câmara Municipal de 27 de março.

Publicado a 04.04.2023