Cultura

Teatro Nacional D. Maria II instala-se na Feira para criação artística com grupos da comunidade


Desde meados de fevereiro que uma equipa multidisciplinar do Teatro Nacional D. Maria II trabalha com grupos da comunidade de Santa Maria da Feira, no âmbito do projeto ‘Odisseia Nacional’, que vai percorrer todo o país ao longo de 2023. Em fase final de construção está a instalação artística e percurso interpretativo ‘Observatório dos Rios’, a apresentar nos dias 18 e 19 de março. Esta odisseia integra ainda visitas encenadas ao Cineteatro António Lamoso, dirigidas a grupos escolares, e a apresentação da peça de teatro ‘O Misantropo – por Hugo van der Ding e Martim Sousa Tavares a partir Molière’.

‘Observatório dos Rios’ é uma instalação artística e um percurso performativo que convidam a refletir sobre a importância dos ecossistemas fluviais. Produzido pelo coletivo Guarda Rios, o projeto conta com a participação ativa dos alunos Curso de Artes da Escola Secundária de Santa Maria da Feira (11ºL), da Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira, de tricotadeiras do projeto comunitário ‘Ponto Fogaça’ e do grupo ‘Observatório dos Rios de Santa Maria da Feira’. O resultado final desta criação será apresentado nos dias 18 e 19 de março, sábado e domingo, às 15h00 e 10h00, respetivamente, tendo como ponto de partida o ICC – Imaginarius Centro de Criação.

Nos dias 20, 21 e 22 de março, alunos e professores do 1º Ciclo do concelho serão convidados a (re)descobrir o Cineteatro António Lamoso numa viagem conduzida pelo coletivo multidisciplinar de criação ‘Plataforma285’, que apresentará um espetáculo em andamento, “em formato de visita mais ou menos guiada”. Neste ‘Primeiro Andamento’, os participantes farão um périplo pelo foyer, auditório, camarins, escritórios, varanda técnica e palco da carismática sala de espetáculos de Santa Maria da Feira. Ao longo do percurso, haverá ainda momentos para visualização de um vídeo, interação através de jogos e oportunidades únicas para as crianças experienciarem o papel de atores, técnicos ou público.

A 25 de março (21h30), sobe ao palco do António Lamoso ‘O Misantropo – por Hugo van der Ding e Martim Sousa Tavares a partir Molière’. Encenada por Mónica Garnel e interpretada pelos atores Ana Guiomar, David Esteves, Inês Vaz, Joana Bernardo, João Vicente, José Neves, Manuel Coelho e Manuel Moreira, a peça é uma recriação do texto do dramaturgo francês Molière, que transporta o público para os bastidores em dia da estreia do espetáculo em Portugal perante o Rei e toda a corte, com todo o nervosismo e sede de protagonismo dos atores, dispostos a tudo para conquistar o seu lugar no palco.

Recorde-se que Santa Maria da Feira é um dos 90 municípios portugueses que integram o périplo da Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II que, ao longo de 2023, dissemina a sua atividade artística por todo o país, envolvendo as populações, os agentes culturais e os municípios.

“A programação desta odisseia procura democratizar exponencialmente a oferta teatral, fomentando a criação artística local, com projetos intergeracionais e inclusivos, que refletem a diversidade do país, a partir de escalas regionais. Propõe-se, ainda, relacionar o pensamento contemporâneo com as identidades locais, aproximando as comunidades de novas linguagens artísticas”, lê-se na apresentação do projeto.

Em 2023, o D. Maria II estará presente em todas as regiões de Portugal continental, Açores e Madeira, com uma programação que integra centenas de propostas, desde espetáculos, projetos de participação, atividades para o público escolar, eventos de pensamento e formação.

 

Publicado a 10.03.2023