Sessão participativa envolveu mais de 100 agentes feirenses

Mais de 100 pessoas, em representação de diferentes setores da comunidade feirense, aceitaram o convite da Câmara Municipal e envolveram-se, na passada terça-feira, 7 de fevereiro, em mais um passo da construção do Plano Estratégico Educativo Municipal, refletindo e dando o seu importante contributo, numa votação online, sobre o que consideram prioritário nos objetivos estratégicos para a atuação do Município na Educação até 2030.

Esta sessão participativa surge na continuidade de outras ações, nomeadamente da realização de um questionário de satisfação sobre o projeto Educativo Municipal em vigor e das múltiplas sessões de auscultação setoriais realizadas e que resultaram, resumidamente, em três eixos de atuação:

» Eixo 1 – Identidades | Incide no fortalecimento da identidade local em torno da indústria, das artes e da cultura;
» Eixo 2 – Educação para Todos | centrado na capacitação dos indivíduos, ao longo da vida orientada por princípios de equidade;
» Eixo 3 – Território Ativo e Sustentável | visa a capitalização dos recursos locais e das preocupações globais para a construção de uma comunidade saudável e resiliente.

Da análise preliminar dos resultados das votações, destaque para a “valorização de competências pessoais e transversais no contexto escolar e profissional” como dimensão chave a considerar nos três principais eixos do Plano de Ação.

Relativamente aos objetivos, a matriz de respostas manteve-se coerente ao identificar a necessidade de ligar a escola e a rede de ofertas educativas e formativas aos atores locais e ao tecido empregador do concelho.

No ponto de vista operativo, as opções mais valorizadas pelos participantes reforçam o potencial de uma estratégia educativa integrada capaz de “reconhecer o valor produtivo dos indivíduos e o valor acrescentado das suas competências”

Na perspetiva de promover a equidade na Educação foram privilegiadas ações de âmbito material que incidam na melhoria dos espaços físicos e das respostas de transporte escolar.

Foi ao vereador da Câmara Municipal, responsável pela pasta da Educação, Gil Ferreira, que coube a análise das votações e encerrar este exercício de participação, tendo deixado a garantia de que todas as mensagens, opiniões e contributos recolhidos serão assumidas pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e pela Universidade de Aveiro como fundamentais no caminho da consolidação de áreas-chave a integrar o plano de ação do Plano Estratégico Educativo Municipal 2030.

O Plano Estratégico Educativo Municipal pretende ser um instrumento inspirador e que espelhe as vontades do coletivo, no alinhamento entre expectativas e visão estratégica a definir para a Educação e na afirmação da identidade educativa do município.

Publicado a 09.02.2023