Obras Municipais

Lançamento da 1ª Pedra: USF de Milheirós de Poiares é uma realidade

Largas dezenas de pessoas, entre população, autarcas e ex-autarcas, profissionais de saúde e dirigentes associativos, marcaram presença no lançamento da 1ª Pedra da Unidade de Saúde Familiar de Milheirós de Poiares, no dia 4 de fevereiro, um equipamento há muito ansiado pela população.

A USF de Milheiros de Poiares vai ser construída de raiz numa zona central da freguesia. De piso único, o edifício será composto por seis gabinetes médicos e salas dedicadas a tratamentos, saúde materna, saúde infantil saúde oral, enfermagem e atendimento, além de tantos outros espaços funcionais e irá dar resposta a 5 mil utentes.

“Está em curso uma verdadeira revolução na Saúde no nosso território”, avançou Emídio Sousa na ocasião, valorizando não só o avultado investimento em curso, com a construção, ampliação e requalificação de USF’s, mas também outras vertentes da Saúde, não menos importantes e em que o município quer “dar cartas” a nível nacional. “À oferta de atividades desportivas ao ar livre e à expansão da rede de ciclovias e de percursos pedestres, aliamos um projeto inovador de cuidados de saúde preventiva online, já em curso, que se materializa num aplicativo onde o próprio utente monitoriza os seus indicadores de saúde, partilhando-os em tempo real com o médico de família”, explicou o edil, enfatizando que em Santa Maria da Feira “priorizamos a saúde preventiva, sem nunca descurar a curativa”.

Com o início desta obra, que envolve um investimento que ronda os 2 milhões de euros, o Município tem simultaneamente em curso três novas unidades de saúde familiar: Milheirós de Poiares, Nogueira da Regedoura/São Paio de Oleiros e Canedo. Com início previsto para os próximos meses está ainda a ampliação da USF de Rio Meão e em fase final de projeto encontra-se a ampliação/reabilitação da USF de Romariz.

Ainda no atual mandato, a Câmara Municipal conta avançar com os projetos de execução para a construção de duas novas USF – Santa Maria da Feira e de Fiães – e prevê a requalificação de várias outras unidades.

Publicado a 08.02.2023