Biblioteca Municipal integra rede da UNESCO

A Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira viu aprovada a sua candidatura à Rede das Bibliotecas Associadas à Comissão Nacional da UNESCO, passando a integrar um prestigiado núcleo de mais de 500 bibliotecas nacionais e internacionais que partilham o objetivo comum de reforçar a promoção de projetos e atividades no âmbito das missões da UNESCO.

Esta rede internacional desenvolve um relevante trabalho de aproximação entre bibliotecas de todo o mundo, incentivando o desenvolvimento de iniciativas direcionadas para os diferentes públicos e comunidades em diversos domínios, como a promoção dos direitos humanos, a paz, a diversidade e o diálogo intercultural, a proteção do ambiente e a luta contra o analfabetismo.

Neste âmbito, a Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira tem em curso nas escolas do concelho o projeto “Sustentabilidade e Bom Senso”, dirigido a turmas do 3º e 4º anos do 1º Ciclo, que visa promover e divulgar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), através de atividades de promoção da leitura e de expressão artística.

O projeto contempla a assinatura de um compromisso e a oferta de um “Kit Sustentabilidade e Bom Senso”, que inclui sugestões de leitura, uma lista de 170 possíveis ações diárias para transformar o mundo, um “dicionário do desenvolvimento trocado por miúdos” e um marcador de livros para oferta a todos os alunos de cada turma envolvida, onde será registada a ação realizada no âmbito de cada ODS.

Durante um mês, o professor deverá explorar os livros propostos pela biblioteca e dinamizar atividades com os alunos, que serão registadas em vídeo ou fotografia, para inserir na plataforma da biblioteca municipal.

No encerramento do projeto, todas as escolas participantes serão convidadas para uma visita à biblioteca municipal, onde assistirão a um espetáculo e visitarão uma exposição bibliográfica sobre a temática dos ODS. Como reconhecimento, cada turma receberá um diploma de participação e um livro para a sua biblioteca.

“Com este projeto pretende-se sensibilizar, mas acima de tudo agir e disseminar ações na escola, em casa e na comunidade”, lê-se na sinopse da proposta de candidatura.

O projeto “Sustentabilidade e Bom Senso” iniciou neste ano letivo, mas pretende-se que seja replicado e alargado nos próximos anos, abrangendo novos públicos e novas escolas.

“As bibliotecas são centros de acesso democrático à informação, à cultura, ao pensamento e ao conhecimento, pelo que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento sustentável, nos domínios económico, social e ambiental”, sublinha-se na nota de fundamentação do projeto.

Com mais de 38 mil utilizadores, a Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira dispõe na sua coleção de cerca 265 mil documentos e disponibiliza aos seus leitores o acesso direto e integral a mais de 7 mil publicações de jornais e revistas – provenientes de mais de 150 países e em mais de 60 línguas – através da plataforma digital PressReader, bem como o acesso à plataforma EBSCO Discovery Service, que disponibiliza bases de dados científicas para leitores de todas as idades, níveis de interesses e competências.

Publicado a 03.02.2023