Cultura

3 concertos intimistas em 3 casas carismáticas


‘3CC – 3 Concertos, 3 Casas’ é o novo ciclo de concertos que integra a programação cultural da Festa das Fogaceiras e promete transportar o público para o aconchego de três espetáculos intimistas em três espaços carismáticos do nosso território: Valter Lobo no Cineteatro António Lamoso a 11 de janeiro; Rita Vian no Museu do Papel Terras de Santa Maria a 18 de janeiro; e Amara Quartet no Salão Nobre dos Paços do Concelho a 25 de janeiro. Os dois primeiros momentos musicais deste ciclo encerram com uma degustação da genuína Fogaça da Feira harmonizada com cerveja artesanal de produção local.

O concerto de Valter Lobo marca o arranque do projeto ‘3CC’ num formato intimista e acolhedor. O músico vai partilhar o palco do Cineteatro António Lamoso, carismática sala de espetáculos da cidade de Santa Maria da Feira, com um público aficionado pelas suas canções, que retratam a sua visão particular do mundo, temperada com a melancolia que todos lhe reconhecem e tão bem o caracteriza.

O espetáculo de Valter Lobo acontece numa data simbólica, 11 de janeiro (21h30), dia em que o cineteatro feirense celebra 8 anos de reabertura ao público depois de profundas obras de reabilitação, e termina num ambiente familiar, com um momento de degustação da genuína Fogaça da Feira, harmonizada com cerveja artesanal com lúpulo feirense, produzida no território com assinatura Quatrotorres – Cervejeira Feirense.

Dia 18 de janeiro, às 21h30, o ciclo de concertos ‘3CC’ instala-se no Museu do Papel Terras de Santa Maria, em Paços de Brandão, o único museu português dedicado à História do papel. A artista Rita Vian apresenta-se ao público com um espectro amplo entre a eletrónica e a tradição, desvendando inesperados e arrebatadores caminhos artísticos. Quem conhece Rita Vian sabe que o fado assume um importante capítulo na sua expressão artística, tal como a música urbana ocupa um lugar de relevo no seu universo musical. Também este concerto finaliza com um momento de degustação da tradicional Fogaça da Feira e da cerveja artesanal com lúpulo feirense.

O projeto ‘3CC’ encerra a 25 de janeiro, às 21h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em pleno centro histórico de Santa Maria da Feira, com Amara Quartet, o primeiro quarteto feminino de fado da história portuguesa. O coletivo rompe com preconceitos em busca da individualidade e destaca-se pela elegância, força e beleza das suas atuações. O quarteto apresenta composições originais, arranjos singulares e uma sonoridade única, cruzando o fado tradicional com elementos subtis da música clássica e contemporânea, sem nunca esquecer o folclore português.

Refira-se que o concerto de Valter Lobo já se encontra esgotado. Os bilhetes para os espetáculos de Rita Vian (2,50€) e Amara Quartet (gratuito) encontram-se disponíveis na BOL e Loja Interativa de Turismo de Santa Maria da Feira.

Com uma programação que se estende de 1 a 28 de janeiro, num total de 25 eventos e iniciativas (música, dança, teatro, gastronomia, projetos educativos e sociais e programa oficial), Santa Maria da Feira prepara-se para celebrar em pleno a Festa das Fogaceiras nas suas múltiplas dimensões: cultural, religiosa e cívica.

Refira-se que a mais identitária festividade religiosa de Santa Maria da Feira e das Terras de Santa Maria – que é também uma referência cultural e turística em toda a região Norte – celebra 518 anos de história em 2023, com uma renovada participação das comunidades e um reforçado envolvimento do património histórico e cultural do território.

 

Publicado a 29.12.2022