Juventude

Jornadas da Juventude reuniu mais de 200 jovens em Santa Maria da Feira

“Presente e Futuro 4Youth” foi o tema das Jornadas da Juventude 2022 que reuniu durante três dias – de 24 a 26 de novembro, em Santa Maria da Feira, cerca de 200 jovens de todo o país, com idades entre os 15 e os 30 anos, para debater, analisar e apresentar propostas em áreas distintas como a saúde mental, igualdade, emprego, mercado de trabalho, educação, violência ou a sustentabilidade.

Foram cerca de 30 as propostas apresentadas no final das Jornadas da Juventude que decorreram em Santa Maria da Feira, entre o Cineteatro António Lamoso, o ISVOUGA – Instituto Superior de Entre o Douro e Vouga e o Centro de Cultura e Recreio do Orfeão da Feira.

Espaço privilegiado para partilha de ideias, experiência e para pensar o futuro de Portugal e da Europa, as Jornadas da Juventude contaram com três painéis principais – “Construir a Mudança – Igualdade para Todos”, Construir a Mudança – O Papel do Jovem na Sociedade” e “Construir a Mudança – Uma Europa para os Jovens” –, grupos de trabalhos e vários workshops.

O debate de três dias contou com a participação de oradores de importância reconhecida em cada uma das temáticas, destacando-se a presença, física ou virtual, do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, dos secretários de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, e da Juventude e Desporto aos Jovens, João Paulo Correia, do Vice-Presidente da Câmara Municipal, Amadeu Albergaria, do Vereador com a pasta da Cultura, Educação, Juventude e Turismo, Gil Ferreira, e da Presidente da Fundação da Juventude, Carla Mouro.

Publicado a 30.11.2022