Município Educação

Paulo Portas é orador no Fórum Bizfeira | Jornalista Carlos Daniel conduz a conversa


Rosto de uma das mais conceituadas rubricas televisivas de análise e comentário à atualidade nacional e internacional, Paulo Portas é um dos oradores do Fórum Bizfeira’22, a realizar dia 10 de novembro, no Europarque, em Santa Maria da Feira. “Gerir na Nova Ordem Mundial” é o tema central desta conferência anual de cariz económico, promovida pelo município feirense, que volta a trazer à discussão dossiês atuais e pertinentes para empresários e associações empresariais, gestores, empreendedores, académicos e estudantes.

Numa conversa conduzida pelo jornalista Carlos Daniel, agendada para as 17h45, Paulo Portas vai esmiuçar o tema “Quo vadis mundo?”, numa altura em que ainda lidamos com os impactos da pandemia e o mundo se vê confrontado com uma guerra com manifestas implicações geopolíticas, motivadas pelas ambições da Rússia e pela tensão Estados Unidos – China, onde a Europa procura definir ou reforçar o seu posicionamento num contexto que se afigura como o início de uma nova ordem mundial.

Que mundo é este para onde caminhamos e que implicações acarreta para a sociedade ocidental, em particular para a economia? A questão requer análise e discussão profundas, nas suas múltiplas dimensões, considerando as notórias alterações nas cadeias de fornecimento globais, a crise energética à escala mundial, as taxas de inflação crescentes (ou recessão?) e as polarizações sociais e políticas.

Com uma larga experiência na análise e comentário da atualidade nacional e internacional, Paulo Portas é autor do programa televisivo Global, leciona Geo-Economics and International Relations na Nova SBE – School of Business and Economics e ensina em várias universidades europeias e asiáticas. É vice-presidente da Câmara do Comércio e Indústria, membro do Conselho de Curadores da Fundação Champalimaud, empresário e consultor.

A gestão na nova ordem mundial, os apoios comunitários às empresas, a poupança energética e a descarbonização, as energias renováveis e as comunidades de energia serão temas em análise e debate no Fórum Bizfeira 2022, numa preenchida tarde de intervenções e painéis, com início às 14h15 e encerramento pelas 19h30.

Realizado anualmente desde 2016, o Fórum Bizfeira é uma conferência de âmbito económico, promovida pelo Município de Santa Maria da Feira, que reúne empresas, empresários, gestores, especialistas e investigadores. Com esta iniciativa, pretende-se partilhar e dar visibilidade às oportunidades da economia global que exigem às empresas um reforço da sua competitividade e, consequentemente, a definição de estratégias e alterações organizacionais e de operação para uma melhor resposta às exigências do crescimento económico.

O objetivo é que os participantes deste encontro tenham acesso a informação técnica atualizada, contactem com entidades facilitadoras das relações económicas, identifiquem potenciais parceiros para o desenvolvimento da estratégia da sua empresa e usufruam de networking, reforçando as suas redes de contactos.

Refira-se que o Bizfeira é um projeto da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira iniciado em 2014, que visa potenciar a economia local, impulsionando os negócios através do estabelecimento de uma rede de oportunidades, reforçando a competitividade empresarial do território, a captação de novos investimentos empresariais e a geração de emprego.

A participação no Fórum Bizfeira é gratuita, mas sujeita a inscrição em www.forumbizfeira.pt

 

Publicado a 10.10.2022