Juventude

Jovens feirenses revelam talento em Londres


Foi na cidade londrina de Lewisham, em Inglaterra, que sete jovens feirenses se juntaram a sete colegas ingleses e sete italianos para usufruírem de uma semana de experiências formativas na área da criação artística, centradas na obra literária do dramaturgo e poeta inglês William Shakespeare. O grupo volta a reunir-se presencialmente em fevereiro do próximo ano, desta feita em Santa Maria da Feira, onde terá lugar a terceira e última mobilidade do projeto europeu 'O Mundo é um Palco', dedicada ao universo literário do dramaturgo português Gil Vicente.

Inês Pereira, Joana Gomes, Joana Moreira, Maria João Soares, Rui Ferreira, Vicente Leite e Xavier Ramalhosa são os sete jovens feirenses que, entre 19 e 25 de setembro, "ocuparam" o Lewisham Youth Theatre com os colegas ingleses e italianos, desenvolvendo inúmeros conteúdos artísticos a partir da obra de Shakespeare, nomeadamente uma performance, a pintura de um mural, a caracterização de personagens, a realização de um vídeo e o registo fotográfico de todo o processo criativo.

Acompanhados em permanência pelo coordenador do projeto, Telmo Ferreira, os jovens de Santa Maria da Feira usufruíram de oportunidades únicas de formação e de contacto com o universo do dramaturgo inglês, tendo visitado ruas e edifícios emblemáticos de Londres, como o Globe Theatre, onde Shakespeare levou à cena as suas peças e onde todos os elementos do grupo assistiram à dramatização do célebre texto "A Tempestade", pelo Globe Ensemble.

Com a concretização desta semana intensa de atividades, captadas pela objetiva do jovem feirense Vicente Leite, cumpriu-se mais uma etapa do projeto europeu 'O Mundo é um Palco', que começou com uma experiência formativa de nove meses aberta a 16 jovens de Santa Maria da Feira, proporcionando-lhes a oportunidade de contactar com as áreas do teatro, música, fotografia, vídeo e artes plásticas. Esta participação revelou-se determinante para o desenvolvimento de competências necessárias à participação em mobilidades internacionais vocacionadas para a criação artística e à dinamização de atividades de grupo com jovens de diferentes geografias.

A primeira mobilidade deste projeto realizou-se em julho passado, na cidade napolitana de Portici, em Itália, com enfoque no desenvolvimento da mecânica do ator. Em fevereiro do próximo ano será Santa Maria da Feira a acolher o terceiro e último intercâmbio europeu 'O Mundo é um Palco', dedicado ao universo literário do dramaturgo português Gil Vicente, durante o qual será criada e apresentada uma obra artística multidisciplinar.

Financiado pelo programa Erasmus+ Juventude em Ação da União Europeia, o projeto europeu 'O Mundo é um Palco' resulta de uma parceria entre três cidades de três países europeus – Lewisham (Reino Unido), Portici (Itália) e Santa Maria da Feira (Portugal) – que apostam na integração dos jovens através das artes performativas, dotando-os de capacidades, competências e ferramentas que lhes permitam escolher um futuro profissional concordante com o seu talento, mantendo como referência os valores europeus da solidariedade, diversidade e interculturalidade.

 

Publicado a 07.10.2022