Outubro com música, dança e poesia no Cineteatro António Lamoso

O Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira, arranca a sua programação de outubro com uma homenagem a um ícone da música popular brasileira, Chico Buarque. Além da música, a programação conta ainda com uma exposição, um serão poético-musical e um espetáculo de dança.

“Quem te viu, quem te vê” é um dos temas bem conhecidos de Chico Buarque e foi o nome escolhido pelo Instituto Memória Musical Brasileira para o projeto de homenagem a este compositor, músico, cantor, escritor e dramaturgo, composto por um espetáculo musical e uma exposição de caricaturas. O Foyer do António Lamoso abre as suas portas, no dia 8, às 17h00, a esta exposição de 30 caricaturas, desenhos autênticos e criativos que recorrem a uma linguagem divertida, que pode ser visitada até 30 de outubro, de quinta-feira a domingo, das 17h00 às 23h00.

O espetáculo de tributo a Chico Buarque está marcado para as 22h00 do dia 8 e conta com os músicos Marcus Lima e Thais Motta para uma viagem aos principais temas do músico de 78 anos, no palco do auditório do António Lamoso. Os bilhetes, com um valor que varia entre os 5 e os 8 euros, estão disponíveis na bilheteira do Cineteatro António Lamoso ou online, em www.bol.pt.

Anthero Monteiro foi um Homem da Cultura em Santa Maria da Feira, personalidade das letras, da poesia e da cultura, em geral, que faleceu em abril deste ano, aos 76 anos. No dia 12, às 21h00, a Biblioteca Pública de S. Paio de Oleiros e a Câmara Municipal prestam-lhe homenagem com uma “Viagem ao Mundo da Cor”. O serão poético-musical Magnólia, uma tertúlia criada pelo próprio e que continuará a ser dinamizada, contará com música (piano), poesia (apenas a de Anthero Monteiro), dança (ballet) e cor.

“Do Coração”, o último álbum da fadista Sara Correia vai ser apresentado no palco do cineteatro, no dia 15, às 22h00. Conhecida no meio como “Furacão do Fado”, Sara Correia  faz-se acompanhar neste espetáculo por Diogo Clemente (viola), Ângelo Freire (guitarra portuguesa), Frederico Gato (baixo) e Joel Silva (bateria). Este espetáculo integra também a programação do FIMUV – Festival Internacional de Música de Paços de Brandão.

No dia 22, às 22h00, sobe ao palco o espetáculo de dança “The Bradley Theodore Show”, uma criação dos coreógrafos Cláudia Martins e Rafael Carriço que nasce de uma parceria entre a Vortice Dance Company e o pintor Bradley Theodore. Com 19 anos de existência, esta companhia portuguesa é considerada uma das mais internacionais da atualidade, com criações ovacionadas pelo público e pela crítica de mais de 30 países.

A peça é um mergulho profundo no universo criativo do artista visual Bradley Theodore. Evocando a universalidade da cor, esqueletos, pop stars, ícones e celebridades, Theodore destila figuras a formas esqueléticas. Um confronto a que o artista chama de “um ato de viver”, trazendo a cor para expressar a memória, a emoção e experiências vividas. Cláudia Martins e Rafael Carriço “agarram” esse “ato de viver” dando corpo a uma criação fascinante, que pela força da dança e da pintura, recria os meandros de uma vida e de um estilo que se auto imortaliza a cada obra que nasce. Os bilhetes, com um valor que varia entre os 5 e os 8 euros, estão disponíveis na bilheteira do Cineteatro António Lamoso ou online, em www.bol.pt.

Consulte a programação do Cineteatro António Lamoso em www.cineteatro.cm-feira.pt.

Publicado a 03.10.2022