Ação Social

LaB InDança em residência artística para preparar novo espetáculo “Entreaberto”

São 12 “grandes artistas” que a partir de segunda-feira, 3 de outubro e até ao dia 7, vão estar em residência artística, entre as 15h00 e as 19h00, no ICC – Imaginarius Centro de Criação, para preparar o novo espetáculo de dança “Entreaberto”, com direção artística da coreógrafa Clara Andermatt e estreia marcada para janeiro de 2023.

Desvalorizam-se as limitações individuais, engradecem-se as potencialidades coletivas para, em residência artística, dar forma a mais um espetáculo de dança inclusiva do projeto LaB InDança. Os 12 intérpretes não profissionais vêm de várias freguesias do concelho de Santa Maria da Feira, estando alguns deles integrados na Cercifeira e Cerci-Lamas, duas das entidades parceiras deste projeto municipal.

Foi em 2015 que a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira arrancou com o LaB InDança como uma resposta artística no campo da deficiência, criando um espaço para todos os que pretendem experienciar e desafiar os limites do corpo a partir da dança contemporânea. Em 2018, o município feirense viu a candidatura do LaB InDança à iniciativa PARTIS III – Práticas Artísticas para a Inclusão Social da Fundação Calouste Gulbenkian aprovada, iniciando-se um novo ciclo deste projeto inclusivo.

O LaB InDança é um projeto de reconhecida qualidade que recorre à criação artística, através da dança, para ultrapassar barreiras sociais dos preconceitos em relação à deficiência e desenvolve atividades de experimentação e aprendizagem, reflexão, sensibilização e produção de conhecimento.

Publicado a 29.09.2022