Bicicletas e trotinetes elétricas Bolt já podem ser utilizadas na Feira

São cerca de 300 as bicicletas e trotinetes elétricas Bolt que, desde segunda-feira, 5 de setembro, podem ser utilizadas pela população e visitantes, na cidade de Santa Maria da Feira. A área de utilização deste meio de transporte ambientalmente responsável, inovador e economicamente vantajoso é de cerca de 3km2, entre o centro de Santa Maria da Feira com ligação aos aglomerados populacionais mais próximos, servindo também as zonas industriais do Roligo, em Espargo, e Corujeira, Cavaco e Silveirinha, em São João de Ver.

Foi a 5 de setembro que a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e a empresa BOLT assinaram o acordo de colaboração, dando início ao Projeto-Piloto de Utilização do Sistema de Bicicletas e Trotinetes Elétricas em Santa Maria da Feira, com a duração de 12 meses. Santa Maria da Feira é a quinta cidade a norte do país, depois do Porto, Gaia, Braga e Barcelos a disponibilizar este meio de transporte em modos suaves da Bolt.

Emídio Sousa, presidente da autarquia, referiu no momento da assinatura do acordo que estes veículos podem vir a ser “uma nova forma de mobilidade nas deslocações dentro do município, em especial, para deslocações de curta distância, em alternativa ao uso do automóvel”. O autarca reforçou ainda que estes modos mais ativos e sustentáveis de mobilidade promovem “a qualidade de vida, do ambiente, fomentam a adoção de hábitos de vida mais saudáveis, a fruição do espaço público e a utilização das nossas ciclovias, além de muito mais económicos”.

De acordo com um inquérito à mobilidade nas Áreas Metropolitanas do Porto e de Lisboa, realizado pelo Instituto Nacional da Estatística, mais de 80% das deslocações em Santa Maria da Feira são realizadas recorrendo ao transporte individual, sendo o principal motivo das deslocações dos residentes o trabalho, seguido do estudo, da realização de compras e de tratamento de assuntos pessoais. Com base nestes dados, existe um grande potencial de utilizadores destes veículos elétricos.

Com a implementação deste sistema de bicicletas e trotinetes elétricas, a Câmara Municipal dá uma resposta no planeamento da mobilidade na cidade de Santa Maria da Feira e nos seus núcleos habitacionais mais próximos, aliando uma estratégia de mobilidade sustentável e inteligente ao desenvolvimento de uma política de construção de infraestruturas pedonais e cicláveis por todo o concelho.

Assumindo-se como um meio de transporte privilegiado no centro da cidade, a sua circulação deve obedecer às normas do Código da Estrada. O uso de capacete é aconselhável e a velocidade está autorregulada em 25km/hora.

Mais informação sobre a utilização das bicicletas e trotinetes elétricas aqui ou descarregue a aplicação Bolt (para android e apple).

Publicado a 08.09.2022