Município Turismo

Santa Maria da Feira mostra-se no Bergen Food Festival | Noruega

O Município de Santa Maria da Feira participou no Festival Gastronómico de Bergen, na Noruega, promovido por esta Cidade Criativa da Gastronomia da UNESCO nos primeiros dias (2 e 3) de setembro. Neste evento, que contou com mais de 150 mil visitantes, Santa Maria da Feira divulgou produtos locais e promoveu os sabores feirenses pela mão do chef Luís Sotto Mayor.

Santa Maria da Feira, Cidade Criativa da Gastronomia da Unesco desde novembro de 2021, esteve representada no espaço da UNESCO, no Festival Gastronómico de Bergen, a par com mais três cidades criativas da gastronomia – Rouen, em França, Dénia, em Espanha, e Alba, em Itália –, um momento ímpar de afirmação turística do território feirense.

Das Terras de Santa Maria, o chef Luís Sotto Mayor levou a Açorda de Bacalhau com Fogaça que despertou as papilas gustativas de quem teve a oportunidade de a provar. A Fogaça, elemento gastronómico de maior relevo em Santa Maria da Feira, combinada com o Bacalhau, um dos maiores símbolos da Noruega, resultou num prato criativo, desígnio proposto pela UNESCO para a sua rede de Cidades Criativas.

Durante o evento e a convite da associação norueguesa “Slow Food Bergen”, o chef feirense Luís Sotto Mayor dinamizou uma formação sobre diferentes formas de confecionar um dos peixes mais abundantes da costa norueguesa, a Cavala. O resultado não poderia ter sido melhor. As mais de 600 cavalas cozinhadas esgotaram ainda antes do final do festival, prova do sucesso do chef feirense e da gastronomia portuguesa.

De referir ainda que no âmbito desta representação institucional, o vereador da Cultura, Educação, Juventude e Turismo, Gil Ferreira, foi recebido na Câmara Municipal de Bergen para uma reunião de trabalho que juntou na mesma mesa os representantes das cinco cidades criativas da gastronomia da UNESCO: Santa Maria da Feira, Portugal, Bergen, Noruega, Rouen, em França, Dénia, em Espanha, e Alba, em Itália.

Com vista a uma cooperação futura de promoção cultural e artística de Santa Maria da Feira junto da comunidade de portugueses na Noruega, o responsável pela pasta do Turismo, Gil Ferreira, reuniu também com a associação Lusofonia de Bergen.

De destacar igualmente desta visita institucional, o encontro com a associação Lusofonia de Bergen com vista a uma cooperação futura no contexto da promoção cultural e turística de Santa Maria da Feira junto desta comunidade da diáspora.

Publicado a 06.09.2022