Artes em Itinerância propõe noites de cinema ao ar livre

Serão três espaços públicos – Monte do Coteiro, em Mozelos, Jardim das Oliveiras, em Vila Maior, e Parque de Lazer da Azenha, em Arrifana – que nos dias 10, 11 e 16 de setembro, sempre às 21h30, se transformam em salas de cinema ao ar livre, projetando numa tela gigante filmes atuais para diferentes gostos e idades. O Cinema ao Ar Livre está inserido na programação do Artes em Itinerância – Projeto de Descentralização Cultural.

“Elvis” é o filme a exibir no dia 10 de setembro, às 21h30, na freguesia de Mozelos, no Monte do Coteiro. A sessão é gratuita, mas limitada aos lugares sentados disponíveis (por ordem de chegada). Este filme explora a vida e a música de Elvis Presley (Austin Butler) a partir do relacionamento do cantor com o seu enigmático agente “Colonel” Tom Parker (Tom Hanks). A história mergulha na complexa dinâmica entre Presley e Parker ao longo de 20 anos, desde o início da carreira de Presley até ao seu estrelato sem precedentes, contrastando com as mudanças culturais e a perda da inocência da América. No centro desta jornada está uma das pessoas mais importantes da vida de Elvis, Priscilla Presley (Olivia DeJonge).

No dia 11 de setembro, às 21h30, a tela gigante vai ser colocada no Jardim das Oliveiras, em Vila Maior, para exibir o filme de animação Mínimos 2: A Ascensão de Gru. Um pouco tresloucados, os Mínimos são dotados de um humor só comparável à tendência para tropelias. Mas apesar da alegria que os caracteriza, o sentido da vida destas criaturas depende de uma única coisa: servirem um vilão. Um dia, os seus caminhos cruzam-se com um rapaz que, apesar dos seus escassos 12 anos, tem tudo para se tornar o megalómano malfeitor que alcançará a fama na vida adulta: Gru, o Maldisposto. Um filme para toda a família! A sessão é gratuita, mas limitada aos lugares sentados disponíveis (por ordem de chegada).

A fechar este ciclo de Cinema ao Ar Livre estará o filme Top Gun: Maverick, no dia 16 de setembro, às 21h30, no Parque de Lazer da Azenha, em Arrifana. Pete “Maverick” Mitchell (Tom Cruise) tem um talento nato para pilotar aviões, algo notado quando, há 30 anos, ingressou na Academia Aérea. Mesmo com as múltiplas condecorações e o grande reconhecimento dos pares, ele continua a ser o instrutor de voo de espírito rebelde de outrora. Os anos passaram, mas Maverick nunca deixou de estar convicto de que, por mais avançada que seja a tecnologia, o fator humano é fulcral para se ser um grande piloto. Um filme que alia drama e ação, com entrada gratuita, mas limitada aos lugares sentados disponíveis (por ordem de chegada).

Até 8 dezembro, as Artes vão continuar em itinerância por todo o concelho de Santa Maria da Feira. Esta edição do Artes em Itinerância – Projeto de Descentralização Cultural conta com 33 dias de programação e 42 apresentações de iniciativas que, pela primeira vez, abrangem as 21 freguesias que formam o território feirense.

Publicado a 02.09.2022