Juventude

Jovem Autarca concretiza propostas nas áreas da Cultura, Saúde e Ambiente

A equipa Jovem Autarca de Santa Maria da Feira, liderada por Bárbara Freitas, vai concretizar, em setembro e outubro, três propostas apresentadas durante a campanha eleitoral, nas áreas da saúde e bem-estar, preservação ambiental e cultura, que vão marcar o fecho do mandato 2021/2022 deste projeto de cidadania ativa e participativa pioneiro no país. As atividades, de acesso gratuito, foram pensadas, planeadas e operacionalizadas em equipa, num intenso processo de participação e capacitação dos jovens envolvidos.

Durante as férias de verão, a equipa intensificou as reuniões de trabalho, planeou as atividades a realizar, definiu orçamentos e estabeleceu contactos para formalizar parcerias. Todos os detalhes das atividades propostas foram pensados em conjunto, culminando num plano de ações que, no entender dos jovens, traduz as preocupações e os desejos dos seus pares.

Para a manhã do dia 1 de setembro (entre as 10h00 e as 12h00) está agendado um workshop de smothies e snacks (“Healthy Break”), na cafetaria “Era Uma Vez”, na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, dirigido a jovens dos 13 aos 18 anos, num máximo de 20 participantes.

A equipa Jovem Autarca considera que a alimentação saudável é cada vez mais um tema na ordem do dia, fundamental para quem quer prevenir doenças resultantes de maus hábitos alimentares e manter uma aparência física saudável.

Para além de um cozinheiro profissional, a iniciativa conta com a presença de uma nutricionista que partilhará as bases para uma alimentação saudável. Os interessados em participar devem inscrever-se aqui.

No dia 6 de setembro, entre as 9h30 e as 12h00, a equipa Jovem Autarca dinamiza uma ação de sensibilização e limpeza das margens do rio Uíma (“Clean Up Uíma”), no Parque das Ribeiras do Uíma, aberta a 60 participantes, com o envolvimento do Gabinete do Ambiente da Câmara Municipal e do projeto Guardiões dos Rios, com o intuito de fomentar a consciencialização ambiental nos jovens e na população em geral.

Para além da recolha do lixo, os participantes serão convidados a controlar espécies invasoras e a participar num quiz online sobre biodiversidade local. A participação está sujeita a inscrição.

“A-cultura-te” é o espetáculo de dança e teatro agendado para o dia 1 de outubro, às 21h30, na associação juvenil CiRAC, em Paços de Brandão, resultado de uma parceria da equipa Jovem Autarca com sete entidades concelhias que desenvolvem um trabalho contínuo com os jovens nas áreas do teatro e da dança: CiRAC (Paços de Brandão), MADE (Lourosa), Sobral Sem Parar (Mozelos), Academia Ana Monteiro (Paços de Brandão), Ninho das Artes (Santa Maria da Feira), Free Dance (Lobão), Sementinhas da Vergada (Argoncilhe). O espetáculo, que vai contar com a participação especial do comediante Vítor Sá, tem como principal objetivo promover a cultura no concelho, em particular as áreas do teatro e da dança destinadas ao público juvenil.

A entrada é livre, mas sujeita à lotação do auditório.

Refira-se que a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira foi pioneira na dinamização do projeto Jovem Autarca que, desde 2014, dá voz aos jovens do concelho, valoriza as suas opiniões, incita a sua participação na vida local, consciencializa-os para os seus direitos e deveres, e responsabiliza-os sobre a gestão rigorosa e eficaz de um orçamento anual de 10 000 euros.

Em dezembro de 2021, Bárbara Freitas, aluna do Agrupamento de Escolas de Corga do Lobão, foi eleita Jovem Autarca com 4 714 votos de alunos das escolas do concelho, dos 11 aos 17 anos.

Publicado a 25.08.2022