Município Desporto

Parque Infantil do Castelo requalificado com estruturas de inspiração medieval

O Parque Infantil do Castelo, emblemático espaço de recreio ao ar livre para crianças no coração da cidade de Santa Maria da Feira, foi totalmente requalificado e os alunos das escolas do 1º Ciclo foram chamados a escolher as novas estruturas e equipamentos, inspirados na temática medieval. Com um investimento de cerca de 81 mil euros, a obra integra o plano municipal de requalificação dos 48 parques infantis em espaço público do concelho, 29 dos quais já intervencionados.

A votação das duas propostas pré-selecionadas pela Câmara Municipal decorreu em outubro passado, através da plataforma digital EDUFEIRA, aberta a todos os alunos das escolas do 1º Ciclo da rede pública do concelho.

A proposta mais votada e implementada contempla três estruturas multifunções inspiradas na temática medieval. Uma delas, a maior, é composta por três plataformas, duas torres cobertas, dois escorregas, uma rede para trepar, parede de escalada, descida de bombeiros e jogo do galo. Outra das estruturas tem a forma de uma embarcação, composta por um escorrega, uma rede para trepar, uma ponte de cordas e descida de bombeiros. A terceira é um equipamento compacto, em forma de pequena embarcação, composto por duas plataformas, um escorrega e uma escada em arco. O projeto contemplou ainda a instalação de duas molas em figura de cavalo e dois baloiços, novo piso e trabalhos de pintura.

O presidente da Câmara, Emídio Sousa, visitou o requalificado parque infantil, que reabriu esta sexta-feira, 29 de julho, a cinco dias do arranque da 25ª edição da Viagem Medieval, sendo uma das obras mais profundas do plano de requalificação de parques infantis em espaço público que a autarquia tem em curso por todo o concelho.

“Hoje é um dia especial para as crianças e famílias de Santa Maria da Feira, que há muito reclamavam e ansiavam pela requalificação deste espaço de recreio e lazer de excelência na encosta do nosso castelo”, sublinhou Emídio Sousa, lembrando as 29 intervenções em parques infantis já concluídas, num investimento global de 530 mil euros.

“Estamos num parque infantil certificado, que cumpre todas as normas de segurança nacionais e europeias, pensado para uma utilização intensa ao longo de todo o ano e que não esqueceu a ligação ao nosso evento cultural de referência, a Viagem Medieval, com a presença de elementos inspirados na temática medieval”, explicou o presidente da Câmara  acompanhado pelo vereador do Desporto, Mário Jorge Reis, e pelo presidente da Junta da União das Freguesias de Santa Maria da Feira, Travanca, Sanfins e Espargo, Fernando Leão , momentos antes das boas-vindas às crianças do Centro Infantil da Feira, as primeiras a experimentar as novas estruturas multifunções e equipamentos do Parque Infantil do Castelo.

A terminar, Emídio Sousa felicitou a equipa do Gabinete de Desporto da Câmara Municipal, responsável pelo projeto de requalificação dos parques infantis em espaço público do concelho.

Publicado a 29.07.2022