Município Sociedade Urbanismo

BUPi percorre freguesias com elevada adesão da população

O BUPi – Balcão Único do Prédio de Santa Maria da Feira continua o seu périplo pelas freguesias do concelho, numa aposta da Câmara Municipal no esclarecimento e na proximidade aos munícipes. A recetividade das comunidades tem sido bastante positiva, repercutindo-se no aumento significativo dos terrenos e prédios registados. Em junho, o BUPi vai estar nas freguesias de Lobão, Louredo, Lourosa e Milheirós de Poiares.

No primeiro mês (abril) de itinerância do BUPi pelas freguesias, em 17 dias úteis de trabalho e em quatro freguesias – Argoncilhe, Arrifana, Canedo e Caldas de São Jorge –, foram registados mais 1053 terrenos, um aumento de 250% face ao mês anterior.

O BUPi de Santa Maria da Feira está, neste momento e até ao dia 9 de junho, em Gião e Guisande, e continuará a realizar atendimentos, neste mês de junho, em Lobão, Louredo, Lourosa e Milheirós de Poiares. Em todas as freguesias, os atendimentos serão antecedidos de uma sessão de esclarecimento à população, um momento privilegiado para partilha de informação e esclarecimento de dúvidas.

O registo de terrenos é fundamental para certificar os direitos de propriedade, considerando que a sua inscrição nas Finanças não é suficiente para garantir a proteção do proprietário. É indispensável fazer o registo na Conservatória do Registo Predial que será gratuito ao apresentar a localização da propriedade, obtida através do BUPi. Além disso, o registo na Conservatória é obrigatório quando se pretende comprar ou vender um terreno.

Aberto em julho de 2021, o BUPi permite aos feirenses identificar e registar os seus prédios rústicos e mistos, de forma simples e gratuita, garantindo a titularidade e a marcação dos limites de cada propriedade.

O BUPi de Santa Maria da Feira resulta de uma candidatura ao Norte 2020 – “Cadastro Simplificado” e integra a rede nacional de balcões BUPi.

Junho | BUPi nas freguesias:

- Gião e Guisande – Até 9 de junho, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, nas juntas de freguesia respetivas;

- Lobão – De 13 a 24 de junho, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, na Junta de Freguesia;
Sessão de esclarecimento: 8 de junho, às 18h30, no Centro Cultural;

- Louredo – De 13 a 24 de junho, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, no Espaço Memórias;
Sessão de esclarecimento: 9 de junho, às 18h30, no Multiusos de Louredo;

- Lourosa – De 27 de junho a 8 de julho, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 18h00, na Junta de Freguesia;
Sessão de esclarecimento: 23 de junho, às 18h30, na Junta de Freguesia;

- Milheirós de Poiares – De 27 de junho a 8 de julho, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, na Junta de Freguesia;
Sessão de esclarecimento: 22 de junho, às 18h30, na Junta de Freguesia.

Publicado a 30.05.2022