Grandes eventos

XXV Viagem Medieval revela nova identidade visual


A Viagem Medieval em Terra de Santa Maria marca a sua 25ª edição com uma nova identidade visual, revelando um logotipo redefinido e ostentando um “selo” comemorativo. Esta edição será um marco na história da Viagem Medieval, com a implementação de novas estratégias, ao nível da imagem visual, mas também em termos estruturais, resultantes de uma reflexão sobre um evento de grandes dimensões que pretende continuar a ser único.

 O redesign do logotipo surge neste contexto de mudança, apresentando-se mais versátil, de fácil leitura, não descurando, no entanto, o rigor histórico e o seu simbolismo. Já o “selo” nasce da necessidade de assinalar as 25 edições de um dos maiores eventos nacionais na área da recriação histórica, associado, inequivocamente, ao território de Santa Maria da Feira.

 Elementos do novo logotipo:

- Escudo – O logotipo da Viagem Medieval tinha originalmente na sua base um escudo francês, que ganha agora o formato do escudo português primitivo usado na primeira dinastia e que continuou a ser usado ao longo de todo o período medieval, em conjunto com o escudo português clássico. O território de Santa Maria da Feira está na génese da fundação da nacionalidade, justificando o recurso a este escudo.

 - Cruz – Também chamada de “Cruz dos Pereira”, este elemento torna-se mais rigoroso. De braços iguais, tem como base uma cruz “florenciada vazia” que se carateriza pelas extremidades dos braços em flor-de-lis.

 - Lettering – Assume uma versão mais regular e de fácil leitura, perseguindo o seu caráter medieval. O lettering passa a ter um maior equilíbrio em relação ao símbolo, dando maior visibilidade ao nome do evento.

A 25ª Viagem Medieval em Terra de Santa Maria vai transformar Santa Maria da Feira, entre 3 e 14 de agosto, num intenso palco de momentos da História de Portugal que marcaram a fundação e consolidação do reino de Portugal durante a primeira dinastia, também conhecida como Afonsina ou de Borgonha.

 

Publicado a 22.05.2022