Rui Reininho conduz conversas com 10 artistas plásticos

O conhecido músico Rui Reininho “arrisca-se” numa nova área artística e conduz um conjunto de 10 conversas/entrevistas a artistas plásticos portugueses no seio das suas casas, dos seus ateliês, dando forma à série “O Ofício da Solitude”, assinada pelo curador, produtor e realizador Fernando Augusto Rocha. O projeto “O Ofício da Solitude” vai ser apresentado neste sábado, 14 de maio, às 17h00, na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira num momento que contará com a presença de Rui Reininho, dos 10 artistas plásticos e do autor Fernando Augusto Rocha.

Após a apresentação da série, os artistas plásticos, Rui Reininho e Fernando Augusto Rocha protagonizam um momento de conversa informal com o público, partilhando histórias, valorizando experiências e desvendando curiosidades.

Ana Aragão, Ana Maria Pintora, Daniel Africano, Fernando Gaspar, Filipa Godinho, Luís Fortunato Lima, Martinho Dias, Paulo Neves, Susana Chasse e Zulmiro de Carvalho são os 10 artistas plásticos portugueses que integram a primeira temporada da série “O Ofício da Solitude” de 10 episódios. Num ambiente informal e de forma individual, os artistas plásticos da atualidade conversam com Rui Reininho sobre o seu percurso artístico e o estado atual das artes plásticas em Portugal.

Fernando Augusto Rocha é o mentor do projeto que se traduz, nesta primeira fase, numa série de 10 episódios, que ficará disponível, na íntegra e gratuitamente, no Youtube, através da Auracraft CR.

O projeto “O Ofício da Solitude” foi apoiado pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira através da Medida 1.1 – Criação Local do PAC – Programa de Apoio à Cultura, um programa que se enquadra nos três princípios fundamentais da política cultural municipal de expandir o acesso, fomentar oportunidades e criar conexões, potenciando o desenvolvimento integral humano.

A entrada é livre, mas limitada à lotação do espaço.

Síntese biográfica de Fernando Augusto Rocha:

Frequentou a Escola Superior de Belas Artes do Porto. Participou em workshops de composição com Jorge Peixinho e com Filipe Pires. Estudou técnicas de gravação áudio na Recording Workshop Ohio – EUA. Estudou cinema na New York Film Academy – EUA. As suas atividades repartem-se pela de artista plástico, compositor, realizador e engenheiro de gravação. Fundou O Aurastudio e a Numérica (editora discográfica). As suas pinturas fazem parte de coleções públicas e privadas.