Município Obras Municipais

Novo modelo de intervenções programadas vai chegar a todas as freguesias do concelho

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira iniciou um novo modelo de intervenções urbanas de proximidade que vai percorrer todo o território feirense. O objetivo é reforçar a capacidade de resposta programada e sistematizada do Pelouro das Obras Municipais aos problemas elencados pelos presidentes de Junta, rentabilizando meios humanos e técnicos do Município para pôr termo às intervenções individuais e pontuais.

A primeira temporada iniciou esta semana em Fornos, onde 20 elementos das brigadas municipais vão permanecer entre dez a 12 dias para intervir em 45 das 94 ruas da freguesia, num total de 100 obras de pequena dimensão, nomeadamente arranjo de passeios, colocação de espelhos, pintura de passadeiras, sinalização horizontal e vertical, redes pluviais e pavimentações, num investimento de cerca de 60 mil euros.

“Abracei de imediato este projeto e fui rápido a apresentar as necessidades da minha freguesia porque já tinha tudo elencado”, explica o presidente da Junta de Fornos, que utiliza um programa informático intuitivo e funcional para registar todas as intervenções identificadas e reclamadas pelos seus fregueses. Para César Resende “esta nova forma de trabalhar deve ser replicada por todo o concelho, pois todos ficam a ganhar e a verdade é que a população já está a sentir a Câmara Municipal mais próxima e mais presente”.

Amadeu Albergaria, vereador do Pelouro das Obras Municipais e vice-presidente da Autarquia, esclarece que as brigadas da rede viária vão continuar a intervir por todo o concelho como até agora, mas explica que as freguesias em foco serão alvo de uma presença mais assídua e interventiva por parte dos trabalhadores municipais.

“As juntas de freguesia são parceiros de primeira linha neste processo, pois conseguem identificar com rigor todos as necessidades das populações”, sublinha o responsável pelas Obras Municipais, que desde o início do seu mandato privilegiou a proximidade com os munícipes e a cooperação com os autarcas locais.

Amadeu Albergaria adianta que, depois de Fornos, as brigadas municipais seguirão para Nogueira da Regedoura, freguesia de maior dimensão territorial e mais populosa, enquanto a equipa técnica das Obras Municipais prepara as próximas intervenções e avalia os primeiros resultados para eventuais ajustes a esta nova forma de atuação.

De referir que todas estas obras de pequena dimensão são realizadas por administração direta da Câmara Municipal e com recurso às brigadas municipais, que operam num sistema de jornada contínua, entre as 6h30 e as 13h00, horário laboral que se tem revelado mais motivador e produtivo.

Publicado a 08.04.2022