Mostra de arte contemporânea patente na Biblioteca de Santa Maria da Feira

A Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira vai acolher, entre 9 de abril e 29 de maio, um conjunto de obras inéditas do coletivo Nowadays & Today, formado pelos artistas André Lemos Pinto e Paulo Moreira, que convidaram para se juntar à exposição ARA, o artista plástico Jorge Marques. A inauguração desta mostra de arte contemporânea está agendada para as 17h00 do próximo sábado, 9 de abril.

Na proposta que apresentam na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, Nowadays & Today + JJ Marques, circunscrevem-se sob a forma de objetos e conceitos, elementos de um ideário popular, estreitamente relacionado com rituais religiosos, num entendimento da contemporaneidade, da vida real do dia-a-dia.

Materiais de uso comum, como armações de lâmpadas em alumínio, madeira em contraplacado, papel e cartão, objetos encontrados, materiais provenientes de obras e de megalojas de construção ou vidro, dão forma às obras de arte em exposição que pretendem fomentar a discussão e o questionamento sobre valores transversais do pensamento na sociedade que nos integra.

Nowadays & Today é um projeto iniciado em 2018 pela dupla de artistas André Lemos Pinto e Paulo Moreira. O seu trabalho, alinhado por uma heterogeneidade de meios, que vão da pintura à escultura, passando pelo desenho, vídeo e instalação, até à performance, sugere uma abordagem conceptual onde se elege como referente, um pensamento sobre as práticas do quotidiano, da realidade do dia-a-dia, partindo do ideário que utiliza objetos comuns. André Lemos Pinto e Paulo Moreira contam no seu currículo com inúmeras exposições individuais e coletivas, diferentes prémios e com obras integradas em coleções públicas e privadas. Na exposição ARA, junta-se a este coletivo Jorge Marques, artista plástico e professor auxiliar do Departamento de Desenho da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde leciona desde 1998.

Nowadays & Today + JJ Marques tem entrada livre e pode ser visitada no dia 9 de abril, a partir das 17h00 (inauguração), e até ao dia 29 de maio, de segunda a sábado, das 10h00 às 19h00, e aos domingos, das 9h30 às 12h30.

Publicado a 06.04.2022