Ciclo de Artes Plásticas regressa com 12 artistas

O Ciclo de Artes Plásticas está de regresso ao Museu Convento dos Loios, dois anos e meio depois da primeira edição. Entre 2 de abril e 8 de maio, 12 artistas consagrados partilham com o público 20 criações, nas áreas da pintura, escultura, fotografia e vídeo.

Centrada na temática “Conceção e Narrativa”, a segunda edição do Ciclo de Artes Plásticas reúne obras de Mário Bismarck, Rui Neto, Duarte Vitória, Sofia Torres, José Emídio e Emílio Remelhe (pintura), Aníbal Lemos (fotografia), Susana Olaio (vídeo), Isabel Cabral/Rodrigo Cabral, Daniel Gamelas e Norberto Jorge (escultura).

Ao longo das suas carreiras, os 12 artistas plásticos apresentaram linguagens conceptuais hegemónicas de conceção e estilo, que estiveram na base da contextualização do processo criativo de cada um, apresentando agora as suas tendências artísticas sobre o Expressionismo e a Pop Art.

Lembrando os tempos “conturbados e inimagináveis” que se vivem na Ucrânia, “onde muitos artistas são agora soldados em nome de uma causa maior”, o vereador do Pelouro da Cultura, Educação, Juventude e Turismo, Gil Ferreira, reiterou, no catálogo da exposição, a sua solidariedade para com o povo ucraniano, “símbolo de resistência e resiliência”.

“Seguramente que a Arte e o seu admirável poder transformador, enquanto exercício pleno de liberdade e pluralidade, terão um papel determinante – tal como tiveram noutros momentos relevantes da nossa História – na redefinição de um mundo que reclama mudanças profundas e urgentes”, escreveu Gil Ferreira.

A inauguração do “Ciclo de Artes Plásticas II: Conceção e Narrativa” está marcada para 2 de abril, sábado, às 15h30, no Museu Convento dos Loios. A exposição ficará patente até 8 de maio, de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h00; aos sábados e domingos, das 14h30 às 17h30.

Publicado a 30.03.2022