Município Obras Municipais

7 milhões de euros de investimento para cinco empreitadas no concelho da Feira

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira aprovou na sua reunião de segunda-feira, 28 de março, a abertura de cinco concursos públicos para empreitadas em seis freguesias do concelho – Arrifana, Escapães, Lourosa, Milheirós de Poiares, Mosteirô e Santa Maria de Lamas, envolvendo um investimento global de 7 milhões de euros.

Para o presidente da Câmara Municipal, Emídio Sousa, Santa Maria da Feira está, neste momento, num “ciclo de fortes investimentos em todo o concelho e em diferentes áreas de intervenção”, contribuindo para a “crescente qualidade de vida de todos os feirenses e para o inquestionável desenvolvimento do território”.

Na área da Saúde e integrada no Plano Municipal de Reabilitação e Ampliação da Rede de Equipamentos de Saúde Primários, o Município da Feira vai lançar o concurso público para a construção da Unidade de Saúde Familiar de Milheirós de Poiares. Com um valor base de investimento que ronda os 2 milhões de euros e um prazo de execução de 365 dias, este equipamento de saúde vai ser construído de raiz num edifício de piso único.

Prosseguindo o seu objetivo estratégico de requalificação das áreas centrais das diferentes freguesias, a Câmara da Feira vai abrir os concursos públicos para a Requalificação Urbana do Largo Manuel José Pereira, em Arrifana, e a Requalificação Urbana do Largo do Eleito Local, em Escapães. Ambas as empreitadas têm um prazo de execução previsto de 365 dias e um investimento que rondará os 1,5 milhões de euros, na intervenção de Arrifana, e de cerca de 900 mil euros, nas obras em Escapães.

Aprovada foi igualmente a abertura do concurso público para a empreitada de Requalificação Urbana Lamas – Lourosa que prevê a construção da ciclovia entre estas duas freguesias (Rua de S. José – Rua da Ribeirinha – Avenida de Lourosa), e a consequente requalificação urbana da zona, nomeadamente ao nível da criação e reformulação de passeios e estacionamento. Com um prazo de execução de 365 dias, esta intervenção envolverá um investimento que ascende aos 1,6 milhões de euros.

Com um valor base de 850 mil euros e um prazo de execução de um ano, a Requalificação dos Pavimentos da Zona Industrial de Mosteirô vai também avançar, englobando trabalhos de limpeza, demolições e movimentação de terras, construção de estruturas de betão armado, vedações e contenções, rede de drenagem de águas pluviais, pavimentações, bem como a colocação de novo mobiliário urbano e de novos equipamentos de sinalização e segurança.

Publicado a 29.03.2022