Ambiente

“Guardiões dos Rios” vigiam zonas ribeirinhas do concelho


No Dia Mundial da Água, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira assinou um protocolo de colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Indaqua Feira para reforçar a monitorização dos rios e ribeiras do concelho, com recurso a uma brigada de fiscalização – “Guardiões dos Rios” – e a ações de sensibilização junto da população, visando pôr termo às descargas ilegais de efluentes industriais.

“O investimento feito na rede de saneamento e na despoluição das linhas de água do concelho devolveram a fauna e a flora às nossas zonas ribeirinhas, mas ainda persistem algumas descargas poluentes, sobretudo de origem industrial”, sublinhou o presidente da Câmara, Emídio Sousa, convicto de que “com esta equipa de fiscalização, a malha vai tornar-se mais fina e será possível detetar os poluidores com mais rapidez e agir em conformidade”.

Para promover a deteção e fiscalização de descargas indevidas de saneamento, bem como para dissuadir outras ações poluidoras dos cursos de água, foi criado o projeto “Guardiões dos Rios”, com nome e objetivo inspirados na tradicional profissão dos guarda-rios. Será a equipa da Indaqua Feira, gestora do abastecimento de água e gestão de águas residuais no concelho, a garantir a vigilância periódica e reforçada das zonas ribeirinhas, identificando e atuando, em tempo real, sobre descargas de efluente não tratado. A equipa de “Guardiões” será ainda responsável por monitorizar clientes industriais, assegurando o cumprimento da qualidade do saneamento descarregado para as linhas de água.

“A monitorização dos cursos de água integra já o habitual trabalho da Indaqua Feira, em articulação com a autarquia, a APA e outras entidades ambientais, que, em conjunto, identificaram a necessidade de aumentar o número e frequência destas ações de controlo dos rios. Com esta iniciativa reforçamos o nosso compromisso para com a proteção das linhas de água do concelho e a diminuição dos riscos ambientais que o concelho enfrenta, alocando uma equipa de profissionais especializada a este trabalho. Serão eles os «Guardiões dos Rios»”, explica Daniel Cardoso, diretor-geral da Indaqua Feira.

Esta equipa de “Guardiões dos Rios” representa a materialização, no terreno, de um protocolo de atuação conjunta e partilhada entre a Indaqua Feira, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e a Agência Portuguesa do Ambiente, que ficará responsável pela instrução dos processos de contraordenação, quando se confirmem casos com efeitos danosos para o ambiente. O início da colaboração foi assinalado no Dia Mundial da Água, com a assinatura simbólica do protocolo que prevê ainda o reforço da sensibilização da população para a despoluição das bacias hidrográficas deste concelho. Neste âmbito, a Indaqua Feira vai reforçar a capacidade de resposta imediata a todas as denúncias de potenciais casos de poluição que cheguem à sua linha de emergência (256 371 510).

“A proteção do ambiente depende de todos e estamos certos de poder contar com a população feirense para conseguir este objetivo. Queremos não só implementar ações de sensibilização ambiental sobre a importância das nossas zonas ribeirinhas, mas também garantir que as pessoas sabem como denunciar, quando forem confrontadas com casos potenciais de poluição que possam ser prejudiciais à qualidade dos nossos rios”, reitera Emídio Sousa, presidente da Câmara de Santa Maria da Feira.

De recordar que o concelho de Santa Maria da Feira está localizado na fronteira de duas grandes bacias hidrográficas, a Bacia do Douro e a Bacia do Vouga, a que estão associadas diferentes sub-bacias como a do Rio Uíma, do Rio Inha e da Ribeira de Mosteiro (Bacia do Douro) ou a da Ribeira do Cáster e do Rio Ul (Bacia do Vouga).

 

Publicado a 23.03.2022