Cultura Juventude Grandes eventos

Inscrições abertas para voluntariado Imaginarius


Até 30 de março, estão abertas as inscrições para o programa de voluntariado Imaginarius Participa 2022, dirigido a maiores de 16 anos. Uma oportunidade de enriquecimento pessoal e profissional para jovens e menos jovens que, desta forma, integram a equipa multidisciplinar do festival Imaginarius, que regressa em pleno ao espaço público entre 26 e 29 de maio. As normas de candidatura e o formulário de inscrição encontram-se disponíveis aqui.

As funções a desempenhar pelo voluntário Imaginarius centram-se em três áreas-chave de intervenção: orientação de público e informações; apoio à produção; e apoio à coordenação do voluntariado. Disponibilidade, experiência e motivação para participar neste projeto de dimensão internacional são critérios fundamentais a considerar no processo de seleção. A equipa de voluntários beneficia de uma formação gratuita, alimentação e Kit Imaginarius Participa, para além de bolsa de deslocação e alojamento, nas situações aplicáveis.

Durante os quatro dias do festival, os voluntários Imaginarius terão a seu cargo a execução de tarefas específicas, previamente atribuídas com base no perfil e disponibilidade de cada um, nomeadamente prestação de informações sobre a programação e serviços complementares, distribuição de material promocional do evento, orientação e gestão de público, controlo de acessos aos espetáculos, apoio às companhias e equipas de produção do festival, participação/colaboração em espetáculo (manipulação de cenários e adereços) e distribuição de material de apoio à equipa de voluntariado.

A participação no festival Imaginarius é uma experiência enriquecedora, que marca o percurso individual de cada um dos voluntários, sobretudo pela oportunidade de fazerem parte de um projeto cultural e artístico com mais de duas décadas de experiência na promoção nacional e internacional das artes de rua.

Desafiados a sintetizar esta experiência numa só palavra, os voluntários Imaginarius Participa 2021 destacaram a entreajuda, a aprendizagem, a diversidade, a oportunidade, a diversão, a partilha e a união, recomendando vivamente esta experiência a outros jovens, pelo contacto com o público que proporciona, pelo espaço de integração que representa, pelas amizades sólidas que se criam, pela oportunidade de interação com artistas e companhias que representa, pela experiência intergeracional e diversidade de nacionalidades que congrega. Para muitos, uma “experiência inesquecível”, que “soube a pouco” e “vale a pena repetir”.

 

Publicado a 07.03.2022