Educação

Novo Plano Estratégico Educativo Municipal aberto à participação de todos os feirenses

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira quer envolver todos os munícipes no desenho e construção do Plano Estratégico Educativo Municipal 2022 – 2030, e o primeiro passo será dado com a avaliação sumária do Projeto Educativo Municipal que vigorou nos últimos seis anos. Para o efeito, a Autarquia lança, esta terça-feira, 25 de janeiro, um questionário alargado, aberto a toda a comunidade, que visa avaliar o trabalho realizado e recolher contributos a ter em conta na elaboração do novo plano.

O questionário encontra-se disponível aqui, até 25 de fevereiro, seguindo-se uma série de encontros de trabalho, em março e abril, com os agentes educativos de todo o concelho para reforçar redes de cooperação, fundamentais num processo de construção que será faseado e para o qual toda a comunidade feirense é chamada a participar.

Para além de estar acessível online a todos os munícipes, o questionário de avaliação e contributos será remetido diretamente aos agrupamentos de escolas da rede pública, estabelecimentos de ensino privados, escolas profissionais, rede de IPSS, FapFeira e associações de pais, centros de emprego e formação profissional, alunos, professores/educadores, assistentes operacionais e assistentes técnicos, equipas multidisciplinares, associações culturais, desportivas e juvenis, executivo municipal, presidentes de Junta e deputados da Assembleia Municipal.

A elaboração do Plano Estratégico Educativo Municipal 2022 – 2030 está a cargo de uma equipa da Universidade de Aveiro, que integra elementos do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, e do Departamento de Educação e Psicologia. O novo documento terá em consideração a Revisão da Carta Educativa Municipal (2019) e o relatório de Monitorização das Políticas Educativas Locais (2021), dois instrumentos estratégicos do planeamento da Educação.

Ao redefinir a estratégia educativa municipal vertida no anterior Plano Educativo Municipal, a Câmara da Feira pretende afirmar a Educação como vetor estratégico do território, assente na qualificação e atração de cidadãos, e assumindo uma política educativa de continuidade, integrada e articulada com outras ofertas fundamentais de desenvolvimento no Município. A “escola do futuro” merecerá particular reflexão, em particular as oportunidades de digitalização, as aprendizagens no período da pandemia, os fatores sociais na educação e o desenvolvimento integral de crianças e jovens.

Publicado a 25.01.2022