Município Obras Municipais

Cais do Porto Carvoeiro vai ser reabilitado

Foi dado o primeiro passo para o início dos trabalhos de reabilitação do Cais do Porto Carvoeiro, o único local do concelho “abraçado” pelo rio Douro. A assinatura do auto de consignação da empreitada “Reabilitação do Cais do Porto de Carvoeiro” aconteceu na manhã de 24 de janeiro, no Largo do Cais, entre a Câmara Municipal e a empresa adjudicatária, Hydro Stone – Engenharia, Lda.

A reabilitação do Cais do Porto Carvoeiro “era uma ambição do território com largos anos que iremos agora concretizar, ultrapassados que estão os vários obstáculos com que nos fomos deparando”, começou por referir Emídio Sousa, presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. “Vamos transformar este local à beira rio, num espaço de referência com forte potencial turístico”, reforçou o autarca.

Com um valor de adjudicação de cerca de 2 100 000 euros e um prazo de execução de dois anos, esta obra prevê a construção de um cais fixo com 70m de comprimento acostável para embarcações turísticas e comerciais e de um cais flutuante, com 72m, com capacidade para receber cerca de 20 embarcações de recreio e pesca.

Para melhorar as condições de acesso aos novos cais, será igualmente requalificada a praça e construído um arruamento com zonas de estacionamento com capacidade para 17 viaturas ligeiras.

Com a reabilitação do Cais do Porto Carvoeiro, a margem do rio avançará cerca de 14m em relação à atual margem. Será criado um novo terrapleno, com cerca de 1 700m2, onde se situará, a montante, o cais para embarcações de recreio e pesca, e a jusante, o cais para embarcações turísticas e comerciais.

Esta intervenção no Cais do Porto Carvoeiro assume-se como uma alavanca fundamental na recuperação do núcleo habitacional que, gradualmente, tem assistido ao seu despovoamento.

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira prevê que esta intervenção no espaço público potencie a reabilitação das habitações e outros investimentos particulares na área do desenvolvimento turístico da zona, já em estudo no processo ARU – Áreas de Reabilitação Urbana de Carvoeiro.

Na ocasião, o edil feirense referiu ainda os vários investimentos já em curso ou a iniciar na freguesia de Canedo que rondam os 8 milhões de euros: a reabilitação do Cais do Porto Carvoeiro, a construção da Piscina Municipal de Canedo, a construção da Unidade de saúde Familiar, a 10ª fase de pavimentações e a requalificação dos arruamentos envolventes ao Parque Nossa Srª da Piedade.

Publicado a 25.01.2022