Sociedade

Covid-19: novas medidas entram em vigor a 10 de janeiro


A partir do dia 10 de janeiro, próxima segunda-feira, entra em vigor um novo pacote de medidas para controlar a propagação da pandemia de COVID-19, anunciado pelo Governo no dia 6 de janeiro, após uma reunião de Conselho de Ministros. As escolas reabrem no dia 10 de janeiro, o teletrabalho continua obrigatório ate ao dia 14 de janeiro, as exigências de testagem alteram-se e há novas regras de isolamento, conforme já divulgado pela Direção-Geral da Saúde.

Das novas medidas apresentadas destacam-se a reabertura das escolas de todos os níveis de ensino já a partir de segunda-feira, dia 10; a obrigatoriedade de teletrabalho até ao dia 14 de janeiro, passando depois a ser apenas recomendado; a reabertura de bares e discotecas a partir do dia 14 de janeiro, sendo obrigatória a apresentação de teste negativo; a proibição de consumo de bebidas alcoólicas na via pública; a apresentação do certificado de vacinação continua a ser obrigatória em restaurantes, estabelecimentos turísticos, espetáculos culturais, eventos com lugares marcados e ginásios.

Há também novas regras para a população que já tem a dose de reforço da vacina. Os cidadãos que já têm esta dose de reforço há mais de 14 dias deixam de ser obrigados a fazer teste negativo para acesso a locais e atividades; ficam igualmente isentos de isolamento em caso de contactos de risco.

A Direção-Geral da Saúde divulgou recentemente a atualização da Norma 004/2020 que define os períodos de isolamento para as pessoas que estejam infetadas com a SARS-CoV-2, que pode consultar, na íntegra, aqui.

 

Publicado a 07.01.2022