Cultura

Cineteatro estreia-se nas visitas sensoriais e retoma babysitting nos grandes espetáculos

É com três visitas sensoriais em janeiro que o Cineteatro António Lamoso celebra o sétimo aniversário de reabertura ao público e marca o arranque da programação do primeiro trimestre, que reserva 23 propostas, de diferentes disciplinas artísticas, parte delas integradas no programa cultural da Festa das Fogaceiras. Fevereiro assinala o regresso do babysitting em três grandes espetáculos musicais e março centra-se no teatro de memórias e nas experiências de palco, sem esquecer o Dia do Pai, com propostas pensadas para pais e filhos.

As “Visitas Guiadas pelos Sentidos” propõem descobrir o que está para lá do que se vê habitualmente no Cineteatro António Lamoso. São experiências sensoriais, dinamizadas pelo coletivo de artistas Sentidos Temperados, a realizar no dia 11 de janeiro, às 15h00, 18h00 e 21h00.

É no palco do António Lamoso que a companhia feirense Décadas de Sonho integra o programa cultural da Festa das Fogaceiras, com o espetáculo multidisciplinar “S. Sebastião – O Piedoso”, nos dias 14 e 15 de janeiro, às 21h30, e no dia 16, às 16h00. Manda a tradição que na noite de 20 de janeiro haja teatro-revista no Cineteatro, pelo grupo de teatro amador do Orfeão da Feira. Este ano, a proposta é “Ensaio Geral”, espetáculo que junta a sátira e a comédia num momento singular, agendado para as 21h30. O mês de janeiro reserva ainda um workshop de dança pelo Grau Zero da Companhia (BCN), dia 22, às 10h00, e a experiência de palco À4HÁ “Blu Flamingo” pelo trio indie rock de Santa Maria da Feira, dia 26, às 22h00.

Diogo Piçarra abre a programação de fevereiro com dois grandes concertos integrados na tour nacional “Vem Cantar Comigo”, ambos agendados para o dia 5, um às 17h00 e outro às 22h00. Dois concertos a solo, num cenário surpreendente, que marcam a retoma do serviço de babysitting no Cineteatro, com atividades ajustadas ao conceito de cada espetáculo.

No dia 12 de fevereiro, às 21h30, a Cia Nueveuno apresenta “Suspensión”, espetáculo de circo contemporâneo e ilusionismo, que será antecedido por um workshop de participação gratuita, dirigido a profissionais de malabarismo e magia, agendado para as 10h30, na sala de oficinas.

Os Sinfoniónicos regressam a 20 de fevereiro, às 11h00, com o espetáculo “Um Americano em Paris”, protagonizado pela Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira. Música é também a proposta de Lana Gasparotti, agendada para 23 de fevereiro, às 22h00, numa experiência de palco entre o experimentalismo jazzístico e a eletronic dance music. O mês termina com um workshop de dança pelo Grau Zero da Companhia (BCN), agendado para o dia 26, às 10h00, na sala de oficinas.

A programação de março inicia no dia 5, às 22h00, com o espetáculo de teatro “Engenho Novo – Do Auge ao Declínio”, pelo CIRAC, que remete para as memórias da fábrica de papel do Engenho Novo, desde os tempos áureos ao estado de ruína. Seguem-se duas experiências de palco: dia 9 de março, às 22h00, os Solar Corona Elektrishe Maschine apresentam-se ao público sob a curadoria da Basqueiro – Associação Cultural; dia 12, às 22h00, os The PocketBook apresentam um concerto intimista, integrado no À4HÁ, cujo conteúdo será disponibilizado posteriormente na RTP Palco.

A 19 de março, o Cineteatro celebra o Dia do Pai com o workshop “(En)cantar” (10h00), seguido do projeto musical para crianças “(En)Cantar com Alice e Sebastião” (16h00), onde o pai é o único adulto a marcar presença com as crianças. Segue-se, dia 23, às 22h00, uma nova experiência de palco, com o músico, cantor e compositor Rui Pedro, que vai partilhar com o público as boas energias e as influências da música popular brasileira e portuguesa, num momento Outonalidades da D’Orfeo.

O primeiro trimestre fecha a 26 de março, às 10h00, com um workshop de dança, pelo Grau Zero da Companhia, dirigido a profissionais da dança e demais interessados no tema.

Disponível em www.cineteatro.cm-feira.pt, toda a programação trimestral cumprirá as normas de saúde e segurança recomendadas pela DGS, garantindo Cultura segura no António Lamoso.

Publicado a 09.12.2021