Juventude

Nova Jovem Autarca de Santa Maria da Feira para mandato 2021-2022 já tomou posse

Bárbara Freitas, de 14 anos, foi eleita a nova Jovem Autarca de Santa Maria da Feira para o mandato 2021-2022- Os resultados das eleições foram divulgados na noite de sexta-feira, 3 de dezembro, numa cerimónia que decorreu na Biblioteca Municipal. Beatriz Santos, de 13 anos, e Francisca Almeida, de 14 anos, foram igualmente eleitas para os cargos de primeira vereadora e segunda vereadora, respetivamente. Às três jovens eleitas juntam-se os restantes sete candidatos a esta edição do projeto municipal Jovem Autarca para trabalharem em equipa e dar o seu contributo nas ações e iniciativas que idealizaram.

Num universo total de 5 890 eleitores (jovens dos 11 aos 17 anos que residam ou estudem no concelho), votaram para estas eleições do Jovem Autarca 80,3% dos estudantes, traduzindo-se em 4 714 votos. Bárbara Freitas, do Agrupamento de Escolas de Corga de Lobão, arrecadou 937 votos, a primeira vereadora, Beatriz Santos, do Agrupamento de Escolas de Paços de Brandão, conseguiu 521 votos e Francisca Almeida, do Agrupamento de Escolas de Arrifana, 481 votos, valendo-lhe a eleição para segunda vereadora.

Com visível orgulho Emídio Sousa, presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira confidenciou na ocasião que o Jovem Autarca terá sido um dos seus primeiros grandes projetos enquanto líder da autarquia. Nestas oito edições, o autarca ressalva a transformação que ocorre nestes jovens antes e depois do projeto: “É notória a sua evolução; a mudança do seu discurso, a maturidade do seu pensamento”.

Para Emídio Sousa este projeto de cidadania ativa tem um papel fundamental na formação de todos e de cada jovem que nele se envolve, com repercussões para a vida futura. “Não tenho dúvidas que estarão preparados para, no futuro, assumir lideranças; serão quadros qualificados do nosso território”, antevê o presidente da Câmara. “Vão para onde forem ou onde a vida vos levar, todos ficarão ligados ao projeto Jovem Autarca e a Santa Maria da feira e perceberão que esta foi uma oportunidade de crescimento notável”, concluiu o edil feirense, desejando a todos um excelente mandato.

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira foi pioneira na dinamização do Jovem Autarca, um projeto potenciador de comportamentos de cidadania ativa que, desde 2014, tem vindo a dar voz aos jovens do concelho, valoriza as suas opiniões, incita a sua participação na vida local, consciencializa-os para os seus direitos e deveres e responsabiliza-os sobre a gestão rigorosa e eficaz de um orçamento anual de 10 000 euros.

Publicado a 06.12.2021