Juventude

Arranque da campanha eleitoral para Jovem Autarca de Santa Maria da Feira

Está a decorrer até ao dia 30 de novembro, a campanha eleitoral para o Jovem Autarca 2021-2022, com 10 candidatos de todo o concelho de Santa Maria da Feira a apresentarem aos seus jovens eleitores, as ideias e propostas que pretendem desenvolver durante o “seu” mandato. O dia 1 de dezembro será reservado à reflexão, estando as eleições marcadas para o dia 2 de dezembro.

São 10 os candidatos a Jovem Autarca, com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos, que, nesta edição do projeto, querem ter uma voz ativa junto dos seus pares, aspiram a uma participação ativa na vida local e nas tomadas de decisões políticas do seu concelho e acreditam que podem dar um contributo válido na construção de um futuro promissor para os jovens e para o território de Santa Maria da Feira.

Nesta primeira semana de campanha, os jovens candidatos percorrem todas as escolas do concelho para a apresentação de propostas e para protagonizarem debates eleitorais, estando marcado o debate final com todos os candidatos para o dia 12 de novembro, às 21h30, no Europarque, com transmissão em direto pela Rádio Sintonia Feirense (92.0 FM).

Para a eleição do Jovem Autarca, podem votar os jovens que residem e estudam no concelho de Santa Maria da Feira, com idades entre os 11 e os 17 anos. No dia 2 de dezembro, o voto pode ser exercido nas seguintes escolas (sede de todos os agrupamentos do concelho): EB e Secundária Coelho e Castro, EB de Argoncilhe, EB Corga de Lobão, EB Fernando Pessoa, EB António Alves Amorim, EB Paços de Brandão, EB e Secundária Santa Maria da Feira, EB Arrifana, EB Milheirós de Poiares, EB Canedo e EB Ferreira de Almeida.

O período de recenseamento para os jovens que residem no concelho, mas que estudam fora, e que pretendem votar no Jovem Autarca, está a decorrer até 15 de novembro, via online, através do envio do nome completo, data de nascimento, morada, escola e ano que frequenta, para o email juventude@cm-feira.pt, com assunto “Recenseamento Jovem Autarca”. O direito de voto pode ser exercido presencialmente ou via postal para o Gabinete da Juventude, entre 16 e 25 de novembro.

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira foi pioneira na dinamização do Jovem Autarca, um projeto potenciador de comportamentos de cidadania ativa que, desde 2014, tem vindo a dar voz aos jovens do concelho, valoriza as suas opiniões, incita a sua participação na vida local, consciencializa-os para os seus direitos e deveres e responsabiliza-os sobre a gestão rigorosa e eficaz de um orçamento anual de 10 000 euros.

Candidatos a Jovem Autarca 2021-2022:

- Bárbara da Costa Freitas | Agrupamento de Escolas de Corga de Lobão;

- Beatriz Sofia Agra dos Santos | Agrupamento de Escolas de Paços Brandão;

- Domingos Gabriel Valinho Lopes | Agrupamento de Escolas de Corga de Lobão;

- Francisca Leite Almeida | Agrupamento de Escolas de Arrifana;

- Inês Ferreira Lopes | Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira;

- Leonardo Silva Santos | Agrupamento de Escolas de Paços de Brandão;

- Lucas Gomes Braz | Agrupamento de Escolas de Paços de Brandão;

- Marta Sofia Moreira de Carvalho | Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira;

- Miguel Santos Costa | Agrupamento de Escolas Coelho e Castro;

- Rita Melo Silva | Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira.

Publicado a 09.11.2021