Percurso pedonal e ciclável do Cáster avança a bom ritmo
O executivo permanente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira visitou a 28 de outubro as obras de um dos troços do novo percurso pedonal e ciclável do Cáster, constatando, no terreno, o estado desta intervenção municipal, cuja conclusão está prevista para o verão.
Inserida numa estratégia da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira de incentivo ao uso de mobilidade em modos suaves e, simultaneamente, de valorização do espaço público, a Ciclovia da Feira – Percurso Urbano do Cáster terá, no total, um percurso de cerca de 3km e envolve um investimento de 740 000 euros.
“Queremos criar alternativas ao uso do automóvel, contribuindo para uma melhor qualidade de vida dos nossos munícipes e, simultaneamente, qualificar o espaço público”, começou por explicar o presidente da autarquia feirense. “Estamos apostados em criar percursos cicláveis em pontos estratégicos do concelho para no futuro completar uma rede intra e intermunicipal”, frisou.
Sobre este percurso em concreto, Emídio Sousa ressalva que esta construção se enquadra numa primeira fase da requalificação do Parque da Cidade: “todos os terrenos que adquirimos junto à Mata das Guimbras permitiu-nos ganhar mais zona verde e criar mais espaços de excelência para usufruto da população e visitantes”.
Santa Maria da Feira oferece, continuou o autarca, uma zona verde ímpar mesmo no centro da cidade – envolvente ao Castelo, Quinta do Castelo, Mata das Guimbras e Parque da Cidade – que “permite às nossas populações viver a cidade de uma forma plena, aliando o seu quotidiano, ao lazer e à fruição da natureza”.
Este percurso pedonal e ciclável prevê um traçado estruturante que liga a Rua das Fogaceiras à Avenida Dr. Belchior Cardoso da Costa, o Largo de Camões à Rua da Escola e à Alameda Fernando Pessoa.
A Ciclovia da Feira – Percurso Urbano do Cáster vai unificar a zona leste da cidade, tendo o núcleo histórico como principal centralidade, com a zona oeste, de expansão urbana recente, tirando sempre partido do rio Cáster para a sua implantação. O percurso urbano irá ligar o centro histórico, o núcleo de escolas, os equipamentos desportivos (Piscina Municipal e Pavilhão da Lavandeira), o equipamento social Lar da Santa Casa da Misericórdia, a estação ferroviária, o futuro centro coordenador de transportes e beneficiará também da proximidade a bolsas de estacionamento e ao principal acesso da cidade (N223).
Publicado a 28.10.2021