Alunos do Curso de Cozinha e Pastelaria participaram num intercâmbio na Suécia

Oito jovens feirenses, alunos do Curso de Cozinha e Pastelaria da Escola Secundária de Santa Maria da Feira, participaram num intercâmbio na cidade de Alingsas, Suécia, integrado no projeto europeu Erasmus + Juventude em Ação. Durante uma semana, partilharam experiências com jovens suecos da mesma área de formação, com enfoque nas oportunidades e na sustentabilidade da gastronomia de ambos os países.

Os jovens visitaram espaços de produção local de referência na região, como a lota de Gotenburgo, dois restaurantes locais que privilegiam a sustentabilidade, um complexo dedicado à criação de veados – propriedade da irmã do rei da Suécia – para além de um imóvel de interesse patrimonial transformado em restaurante, onde tudo é reciclado.

Nos trabalhos de grupo em que participaram, os alunos ficaram a conhecer os pratos típicos e os ingredientes originários de cada país e dos municípios representados, para além de uma abordagem mais global às alterações climáticas e à sustentabilidade.

A componente prática decorreu no restaurante da Escola Secundária de Alingsas, onde os jovens feirenses e suecos confecionaram um menu com recurso a produtos locais, como salmão, camarão, veado, bagas, beterraba e raiz de salsa. O buffet foi servido a um grupo de 30 pessoas, nomeadamente diretores de escolas, decisores políticos, membros de ONG e professores.

Este encontro proporcionou ainda uma reflexão conjunta sobre as oportunidades de trabalho e de estágio no estrangeiro e a transição da escola para o mercado laboral.

Realizado entre 17 e 23 de outubro, este intercâmbio Erasmus +, insere-se no trabalho desenvolvido pela HUB Europe, composta pelos municípios de Santa Maria da Feira (Portugal), Lewisham (Inglaterra), Alingsas (Suécia) e Praga (República Checa), dando seguimento à primeira experiência profissional Erasmus + com Alingsas, realizada em outubro de 2017.

A cooperação internacional terá continuidade em 2022, com a realização de um intercâmbio em Santa Maria da Feira, na área da Cozinha e Pastelaria, agendado para as férias da Páscoa. Em julho, terá lugar um campo de férias em Alingsas, na Suécia. Em agosto, Santa Maria da Feira volta a acolher um intercâmbio, na área da democracia participativa, alusivo ao tema “Monumentos e Estátuas – Black Lives Matter”.

Em cima da mesa, está ainda a reaproximação entre os clubes de andebol de Santa Maria da Feira e o Alingsas Handball Klub.

Publicado a 28.10.2021