Sociedade

Dejetos caninos motivam campanha de rua

“Pedigree não é uma questão de raça, é uma questão de boas maneiras”. Este é o mote da campanha de sensibilização que o Município de Santa Maria da Feira acaba de lançar, em parceria com a SUMA, apelando ao “dever de asseio no passeio”, com enfoque na remoção dos dejetos caninos por parte dos respetivos donos. Para o efeito, já foram afixados 27 dispensadores de sacos junto a vários espaços verdes da cidade-sede e placas informativas. A campanha será alargada às restantes freguesias do concelho.

Integrada nas políticas de prevenção associadas à sustentabilidade e salubridade pública, que apela ao não abandono de animais e ao dever de asseio por partes dos donos, esta campanha de sensibilização contempla várias ações de comunicação e intervenção no espaço público que, numa primeira fase, foram implementadas na cidade-sede. É o caso da afixação de 27 dispensadores de sacos para remoção de dejetos caninos junto a espaços verdes; a colocação de placas de sinalização nos jardins; a distribuição de um folheto pelas caixas do correio; e a instalação de painéis informativos em autocarros que circulam na cidade.

Para esta segunda-feira, 4 de outubro, Dia Mundial do Animal, está agendada uma ação de distribuição massiva de folhetos informativos em vários pontos da cidade, animada por três mascotes – o “Fedor” (dejeto canino), o “Pumba” (cão) e o “Dono” – visando uma intervenção pedagógica dirigida aos transeuntes e a realização de um protesto pacífico junto dos donos dos animais de companhia.

Com estas ações, o Município de Santa Maria da Feira pretende alertar e sensibilizar a comunidade para a relevante – e premente – temática da higiene pública, comprometida pela negligência contínua de alguns donos de animais de estimação que teimam em deixar os dejetos dos seus cães espalhados pelas ruas.

A campanha “Pedigree não é uma questão de raça, é uma questão de boas maneiras” pretende ainda apelar à urbanidade e cidadania ativa, bem como defender boas práticas no trato dos animais, nomeadamente o registo e vacinação, o asseio, a segurança e o zelo, coincidentes com uma postura de responsabilidade que não admite o abandono.

Publicado a 04.10.2021