Cultura Grandes eventos

O Douro também é um palco Imaginarius

Por Mares Nunca (de Artes) Navegados é um projeto diferenciador da companhia Artelier? – Teatro de Rua, em coprodução com o festival Imaginarius, que coloca o mar e o rio como palco privilegiado das artes de rua. Rio acima, do Tejo ao Douro, a embarcação Imaginarius e os seus artistas-tripulantes passaram de porto em porto, contactaram com as comunidades, recolheram as experiências e vivências locais, e brevemente vão atracar no cais de Porto Carvoeiro, na freguesia de Canedo, em Santa Maria da Feira, onde vão apresentar, em estreia absoluta, no dia 4 de setembro, às 21h00, a performance “Douro Mar Íntimo”, num momento de programação pré-festival.

Evidenciando a Marca Imaginarius e o seu impacto na difusão das artes de rua e em espaço público, a companhia Artelier? – Teatro de Rua e os seus artistas subiram a costa atlântica e entraram no rio Douro com o projeto Por Mares Nunca (de Artes) Navegados, num barco transformado em centro cultural que navegou do Tejo até ao Douro, transportando o festival Imaginarius e as artes de rua para outros cais e portos marítimos até chegar a Porto Carvoeiro. É ali, onde o Douro abraça o território de Santa Maria da Feira, que será desenvolvida a criação artística “Douro Mar Íntimo”.

Da mediação entre os artistas e a população em cada um dos portos onde o barco Imaginarius atracou, foram recolhidas as notas desta viagem para a construção do Diário de Bordo, com ideias de intervenção cultural sobre os desafios de viver de acordo com a natureza, de viajar de forma sustentável e de criar arte contemporânea no contexto atual.

Na performance “Douro Mar Íntimo” os espectadores são convidados para um momento maior de vídeoteatro documental e performance noturna, que mistura videomapping com textos e músicas realizados pelos artistas durante a viagem marítima e cultural, refletindo sobre a contemporaneidade da arte nos nossos dias e a sua relação com a identidade e memória dos povos ribeirinhos.

Todos os espetáculos do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua têm entrada gratuita, lotação limitada e inscrição obrigatória, através do preenchimento de formulário próprio disponível em www.imaginarius.pt. Os espetáculos que integram o Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua cumprem com as recomendações de saúde e segurança da DGS.

O programa completo está disponível aqui.

Publicado a 24.08.2021