Cultura Grandes eventos

Imaginarius com propostas para os mais novos

O maior festival de artes de rua do país – Imaginarius – está de regresso ao espaço público e equipamentos municipais de Santa Maria da Feira entre 9 e 12 de setembro, e com ele chegam várias propostas para os mais novos, da dança à música, passando pelas artes circenses, proporcionando-lhes outras formas de sentir a realidade e estimulando a sua criatividade.

Será Sereia? é o espetáculo de música e storytelling que a Baileia apresenta em estreia absoluta no Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua, nos dias 11 e 12 de setembro, às 11h00 e 15h00, nos Jardins da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira. Nesta Criação Imaginarius, os dois artistas-educadores vão explorar os mistérios do mar e as suas criaturas marítimas.

Os Jardins da Biblioteca Municipal vão também ser palco para o espetáculo As Bailias da Guerreira Rani – Uma Lenda da Índia, um projeto que, através dos mitos, tradições e lendas, viaja até à Índia, demonstrando a multidiversidade cultural do mundo. Um projeto em estreia nacional que pode ser visto nos dias 11 e 12 de setembro, às 10h00, 14h00, 16h00 e 18h00.

O mito do Orfeu e da Eurídice é uma história com mais de 200 anos que foi contada pela primeira vez na Grécia. Com os anos, o mito foi-se transformando e já são poucos os que conhecem a verdadeira história do músico Orfeu e da ninfa Eurídice. No espetáculo de música e dança A Eurídice e Eu, da companhia Terpsichore, os mais novos e as suas famílias vão recordar um dos relatos mais bonitos da antiguidade, tal como era contado no passado, e são convidados a viajar até à Grécia antiga e a dançar como há mais de dois séculos. A Eurídice e Eu está agendado para os dias 11 e 12 de setembro, às 12h00, 17h00 e 19h00, nos Jardins da Biblioteca Municipal. Neste mesmo espaço, o público poderá apreciar, entre 9 e 12 de setembro, a instalação Orfeo & Majnunna Floresta, de Ana Rita Leite e Bianca Ferreira, inspirada no mito grego de Orfeu e Eurídice e na história árabe de amor entre Layla e Majnun. A instalação retrata o momento de refúgio e de angústia de Orfeu e Majnun que, pela impossibilidade de ficarem com as suas amadas, se refugiam na natureza, onde vivem em harmonia com os animais. Durante o fim de semana do festival, 11 e 12 de setembro, as famílias serão presenteadas com um kit para construção de marionetas dos animais.

Na programação do Imaginarius Infantil consta ainda um workshop de Artes Circenses, assegurado pela SALTO – Internacional Circus School. Nos Jardins da Biblioteca Municipal, nos dias 11 e 12 de setembro, às 10h00 e às 14h00, a SALTO convida o público a entrar numa bolha gigante, onde a poesia do circo será usada para revelar as técnicas desta arte. Ao participar neste workshop, os mais novos e as suas famílias ficarão a conhecer as técnicas de acrobacia e aéreos que fazem voar a magia do circo.

Estreou em maio, mas volta a integrar a programação deste segundo momento do Imaginarius: Ulisses é um espetáculo de teatro, pelos AUÉEEU – Teatro, que conta a mítica viagem de regresso a casa de Ulisses depois de terminada a guerra de Troia, uma longa aventura repleta de figuras monstruosas e encantadoras. Será que Ulisses, o herói desta história, consegue regressar à terra que deixou durante vinte anos? Só vamos descobrir no dia 12 de setembro, às 17h00, no auditório da Biblioteca Municipal.

Todos os espetáculos têm entrada gratuita, lotação limitada e inscrição obrigatória, através do preenchimento de formulário próprio disponível em www.imaginarius.pt. Os espetáculos que integram o Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua cumprem com as recomendações de saúde e segurança da DGS. O programa completo está disponível aqui.

Publicado a 19.08.2021