Município Sociedade

Município de Santa Maria da Feira diz: “Sim à Esterilização, Não ao Abandono”

Está a decorrer até 30 de setembro, a Campanha de Esterilização de Cães e Gatos “Sim à Esterilização, Não ao Abandono” que a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira lança pelo terceiro ano consecutivo, apoiando, desta forma, os munícipes que tenham animais de companhia.

Podem candidatar-se a esta campanha todos os munícipes com residência no concelho de Santa Maria da Feira, bastando preencher o formulário próprio, disponível AQUI, e entregá-lo no balcão de atendimento ao munícipe da Câmara Municipal, ou digitalizá-lo e enviá-lo para o email santamariadafeira@cm-feira.pt.

Nesta campanha de esterilização de animais de companhia, comparticipada a 100% pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, assumem prioridade as candidaturas dos beneficiários do escalão 1 e escalão 2 de abono de família para crianças e jovens, beneficiários do RSI – Rendimento Social de Inserção, beneficiários do subsídio de bonificação por deficiência, beneficiários do complemento solidário para idosos; desempregados e bombeiros.

Após receção e análise das candidaturas, a Câmara Municipal emite um Cheque Veterinário Esterilização por animal, com data limite de utilização até 1 ano após a data de emissão, cabendo ao candidato contactar e agendar a data da cirurgia ao seu animal.

Os animais deverão possuir microship (identificação eletrónica), conforme legislação em vigor. No caso dos animais sem identificação eletrónica, os seus donos poderão levá-los previamente ao Canil Municipal da Feira para que o veterinário municipal o coloque, sem qualquer custo, procedendo, desta forma, à identificação inequívoca do animal e do seu titular.

O que é a esterilização?

A esterilização é uma intervenção cirúrgica realizada por um médico veterinário no cão/cadela ou gato/gata com o objetivo de impedir a reprodução. A esterilização de animais de companhia assume cada vez mais maior relevância, quer a nível do bem-estar animal, quer como forma de prevenir gestações indesejadas e controlar a sobrepopulação de animais errantes.

Quais as vantagens da esterilização?

Evita o aumento do número de ninhadas indesejadas que posteriormente levam ao abandono de animais, que ficam sujeitos à fome, doenças, maus-tratos, atropelamentos e mordeduras. É igualmente uma forma de resolver problemas como a marcação de território e a agressividade, assim como prevenir doenças nos animais como problemas de próstata, tumores e infeções, contribuindo para uma maior esperança de vida dos cães e gatos.

Publicado a 12.08.2021