Recital de música antiga na Igreja Românica de Rio Meão

No dia 25 de julho, às 16h30 e às 21h30, a Igreja Românica de Rio Meão, a mais antiga igreja do concelho de Santa Maria da Feira, vai ser palco para um “Serão Musical – Pelos Caminhos de Santiago”, protagonizado pelo Iberian Ensemble. Mais uma proposta do Artes em Itinerância, projeto de descentralização cultural da Câmara da Feira que, desde junho e até dezembro, leva a cultura a vários espaços públicos do concelho.

Neste recital, inserido no projeto Santa Maria Feira – Lugar do Tempo, resultado de uma candidatura ao Norte 2020, a música setecentista ibérica e italiana marcará o quadro sonoro, partindo da música instrumental e vocal. Sonata a 4 (A. Corelli), In furore iustissimae irae, RV 626 (A. Vivaldi), Trio Sonataem Ré M (P.A. Avondano), Vota Mea (A. Silva Leite) e Sonata Setima (A. Scarlatti) integram o programa deste momento dedicado à música antiga.

O Iberian Ensemble, criado em 2014, une a pesquisa musicológica à performance da música instrumental ibérica do século XVIII. Partindo do traverso (flauta barroca) e conciliando outros instrumentos musicais, como oboé barroca, fagote barroco, chalumeau, violino barroco, sustentado pelo cravo, violoncelo barroco, viola da gamba e alaúde barroco, o Iberian Ensemble assume diferentes formações, sempre de acordo com o repertório a apresentar.

Este recital de música antiga tem entrada gratuita, mediante inscrição prévia obrigatória (limitado a 25 lugares por sessão).

Até dezembro, o projeto municipal de descentralização cultural Artes em Itinerância vai percorrer 16 freguesias do concelho de Santa Maria da Feira, proporcionando aos residentes e visitantes atividades culturais de acesso gratuito, fomentando o acesso e promovendo novas oportunidades de fruição cultural no território. O programa completo do Artes em itinerância está disponível aqui.

Todas as recomendações de saúde e segurança estão asseguradas nestas atividades culturais.

Publicado a 09.07.2021