Germinar: educação inovadora em Santa Maria da Feira

Com o fim de mais um ano letivo, terminou também o Laboratório de Inteligência Emocional e Consciência Social que o projeto Germinar proporcionou aos alunos do Curso de Técnico de Juventude do Agrupamento de Escolas de Arrifana, dinamizado pela companhia feirense MD5. Com uma vertente prática acentuada, os jovens foram estimulados a conhecerem-se a si próprios, a conhecerem o outro e a olhar de forma diferente não só para a comunidade onde se inserem, mas para a sociedade em geral.

Ao longo de todo o ano letivo, o Laboratório de Inteligência Emocional e Consciência Social focou-se nos objetivos de aquisição de conhecimentos e competências, na coleção de experiências e no estímulo de instintos primários, sob o mote “abrir portas”. E foram várias as vezes que os estudantes “abriram a porta” da escola para novas experiências, nomeadamente visitar o Centro Português de Fotografia e o Museu do Holocausto, assistir a um ensaio aberto de uma companhia em residência para a criação de um espetáculo de teatro ou explorar a Bienal de Fotografia do Porto.

Mesmo no período de confinamento devido à pandemia, as oficinas que integraram o Laboratório não foram suspensas, tendo-se mudado para as plataformas digitais, assumindo-se também como um suporte de apoio psicológico naquela fase difícil para todos, mas principalmente para os jovens, promovendo conversas com profissionais de diversas áreas de trabalho, das mais artísticas às mais empresariais.

Ao trabalhar três disciplinas distintas no laboratório – Inteligência Emocional, Pensamento Crítico e Criação de Identidade – foi automaticamente induzida a necessidade de questionar, de observar o mundo e de fazer uma viagem muito pessoal de caráter introspetivo. O objetivo maior deste projeto é “abrir as portas” para outras realidades, permitir a vivência de novas experiências e recolher novas referências em diversas áreas artísticas, proporcionando aos jovens estudantes um percurso académico mais ativo, interventivo, participativo e responsável.

O Germinar é um projeto de complementaridade pedagógica aos cursos curriculares do ensino secundário, promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira no âmbito do Primário – Educação Criativa. Com um modelo inovador, o Germinar recorre a ferramentas formativas orientadas para a autodescoberta e a pesquisa espontânea, focando o saber artístico como elo complementar essencial do currículo do curso, em contacto direto com o mercado de trabalho.

Publicado a 01.07.2021