Cultura Grandes eventos

Espetáculo de dança e teatro A Ciegas vence Mais Imaginarius

A companhia espanhola Elelei é a vencedora do Mais Imaginarius, tendo conquistado não só o júri, mas também os públicos, com a sua criação artística A Ciegas, apresentada no palco virtual do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua, nos dias 28, 29 e 30 de maio. Esta companhia de teatro e dança vai agora criar uma residência artística em Santa Maria da Feira para apresentação, em estreia absoluta, no Imaginarius 2022.

A Ciegas foi o espetáculo de teatro e dança que a Compañia Elelei apresentou no Concurso Internacional Mais Imaginarius, pensado para o formato digital do primeiro momento do Imaginarius e que atraiu as atenções do júri e dos públicos que, pela primeira vez nesta edição, pode também avaliar os espetáculos a concurso. À Companhia Elelei, que apresentará um novo espetáculo no Imaginarius de 2022, a Câmara de Santa Maria da Feira atribui uma bolsa de apoio à criação artística, no valor de 5000 euros, e de 400 euros para apoio às deslocações.

Em competição, no âmbito do Concurso Internacional Mais Imaginarius, estiveram cinco projetos artísticos: A Ciegas, da companhia espanhola Elelei; Risas de Papel, pelo Circonciente, do México; Poemas com Cheirinho, do português Filipe Alexandre Santos; Dandelion or the Theory of Possible Worlds, da Societat Valentinas, de França; e Histórias Encaixotadas, da Varanda Teatro, do Brasil.

O júri desta edição foi constituído por José Prata, arquiteto e professor na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Isabel Bezelga, diretora da licenciatura de Teatro na Universidade de Évora, Julieta Aurora Santos, fundadora e diretora do Teatro do Mar, Tiago Sigorelho, fundador e diretor executivo do Gerador, e Joe Mackintosh, chefe executivo do Out There Arts e diretor artístico do Out There International Festival of Circus and Street Arts.

O Mais Imaginarius é uma secção do festival Imaginarius que pretende dar espaço a artistas emergentes, nacionais e internacionais, com vontade de mostrar o seu trabalho, através de um concurso de criações artísticas. Este ano, a competição foi adaptada à nova realidade, assumindo, nesta edição, um novo modelo, procurando projetos que pudessem ser apresentados com recursos a meios e plataformas digitais.

A 20ª edição do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua regressa ao espaço público e equipamentos municipais de Santa Maria da Feira entre 9 e 12 de setembro.

Publicado a 16.06.2021