Cultura

Ballet Contemporâneo do Norte estreia espetáculo para famílias no Dia da Criança

No Dia Mundial da Criança, 1 de junho, o Ballet Contemporâneo do Norte (BCN) estreia ‘O Melhor do Mundo’, no Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira. Um espetáculo multidisciplinar para pais e filhos, que terão a oportunidade de partilhar o palco com os atores em duas sessões – uma às 18h00 e outra às 19h30 – numa homenagem aos animais e aos valores mais nobres que representam. O espetáculo repete a 2 de junho, nos mesmos horários, estando cada sessão limitada a 40 pessoas.

Em ‘O Melhor do Mundo’, o cão não será metáfora, mas modelo de amizade, interdependência e cuidado, personificando o melhor do mundo e transmitindo uma magna lição para as crianças de hoje e de amanhã: não somos nada sozinhos.

Esta peça marca o regresso do BCN à criação coreográfica dirigida ao público infantil, dando continuidade ao trabalho sobre questões de cidadania, tolerância, interajuda e anti-competição, que têm marcado a prática e a ética da companhia ao longo dos últimos 25 anos.

Para os que tiverem o privilégio de assistir a este espetáculo, lado a lado com os atores, cada sessão será uma genuína experiência de palco, onde vão cruzar-se a dança contemporânea e a música, composta e tocada ao vivo. Cativante será, sem dúvida, a sensação de estar a assistir à realização de um documentário sobre a vida animal, mas feito com pessoas e por pessoas.

O BCN explica que o título, livremente inspirado no conhecido poema ‘Liberdade’ de Fernando Pessoa, remete para a idealização de um mundo melhor que urge, na contemporaneidade, antever e preparar.

“Em reação às complexas crises políticas, sociais e sanitárias que afetam o mundo de hoje, pelo avanço descontrolado das tecnologias da (des)informação, pelo reaparecimento preocupante de ideologias totalitárias, pela destruição da natureza e da biodiversidade, pela perda trágica de vínculos sociais alicerçados na lealdade, na cooperação e no respeito mútuo, queremos pensar em que modo(s) pode a arte servir de alavanca propulsora para a revelação/construção de regimes relacionais mais justos, empáticos e inclusivos”, lê-se na sinopse do espetáculo.

‘O Melhor do Mundo’ é também o resultado da primeira parceria do BCN – estrutura apoiada pela Direção-Geral das Artes e pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira – com a Sonoscopia, responsável pela composição musical e interpretação.

Os bilhetes para este espetáculo (2,5 euros) encontram-se disponíveis na BOL.

Publicado a 18.05.2021