Imaginarius revela criatividade e diversidade artística em formato híbrido

Entre 27 e 30 de maio, o Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira revela-se ao seu público maioritariamente online, mas também nalguns espaços e equipamentos públicos, apresentando projetos artísticos atuais, inovadores e provocadores que retratam a dualidade entre o mundo imaginário (O Mito) e o mundo real (A Marca), através da linguagem artística e da criatividade dos vários artistas, nacionais e internacionais, que participam neste festival.

“O Mito e A Marca” é o tema que marca a 20ª edição e, simultaneamente, os 20 anos deste festival de referência nas artes de rua e no circo contemporâneo e é na abordagem a estas duas temáticas que assenta toda a programação delineada para diferentes faixas etárias e gostos artísticos, com espetáculos de música, dança, teatro, novo circo, multidisciplinar, mas também arte digital, instalações interativas, cinema, workshops e arte urbana.

Da programação online, transmitida por streaming ou live streaming no Mapa Virtual do Imaginarius, constam o projeto Get Ready, da companhia espanhola TwoMuch, numa cooperação com a rede de festivais europeus Roundabout Europe; a estreia absoluta do espetáculo Ulisses, pela Auéeeu Teatro, para os mais pequenos; e a apresentação de um videoclipe do projeto de intervenção comunitária Sinfonia das Hortas, pela Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira. Das Criações Imaginarius, destaque para as estreias absolutas do projeto Very Very Funny, de Rui Paixão, André Costa e Mariana Machado, e do Urban Pantheon, pelo Teatro em Caixa. Em competição, no âmbito do Concurso Internacional Mais Imaginarius vão estar o espetáculo A Ciegas, da companhia espanhola Elelei; Risas de Papel, pelo Circonciente, do México; Poemas com Cheirinho, do português Filipe Alexandre Santos; Dandelion or the Theory of Possible Words, da Societat Valentinas, de França; e Histórias Encaixotadas, da Varanda Teatro, do Brasil.

Quanto à programação presencial, estão agendados cinco projetos: Subtil Prelúdio à Humanidade, uma estreia absoluta criada pela SALTO – Internacional Circus School especificamente para o Imaginarius, no Cineteatro António Lamoso, dias 27, 28 e 29 de maio, às 21h00, e no dia 30 de maio, às 18h30; a estreia da curta-metragem do Projeto Very Very Funny, seguida de conversa com os artistas Rui Paixão, André Costa Santos e Mariana Machado, no dia 27 de maio, às 21h00, na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira; as Instalações Interativas na Quinta do Castelo, Despojos da Torre de Babel, de Alexandra Couto e Paulo Pimenta, e o Cubo, de Elisabete Sousa e Diogo Martins, com visitas previamente agendadas, no período da tarde de 27 e 28 de maio, e durante todo o dia, nos dias 30 e 31 de maio; e o projeto de Arte Urbana, Auxílio no Perigo, do artista Godmess, visível desde o dia 1 de maio, no Quartel dos Bombeiros Voluntários da Feira. Todos estes espetáculos e visitas têm entrada gratuita, mas, cumprindo com as orientações da DGS, carecem de marcação prévia.

O Mapa Virtual do Imaginarius apresenta o Município de Santa Maria da Feira numa perspetiva também ela criativa e imaginária e não numa escala real, permitindo percorrer todo o território e assistir aos espetáculos em diferentes espaços públicos. A escolha dos locais para transmissão online, como o Castro de Romariz, a Biblioteca Municipal, Museu Convento dos Loios, entre tantos outros, prende-se com a sua ligação, direta ou indireta a cada um dos espetáculos a transmitir. O Mapa Virtual do Imaginarius permite também conhecer, em termos turísticos, o vasto património cultural do concelho.

É também através do Mapa Virtual Imaginarius que os visitantes podem realizar experiências gastronómicas, no “Rossio” onde se acede aos Sabores Imaginarius, mas também de lazer e bem-estar, no Imaginarius Zen, disponível ao clicar na “Zona Ribeirinha do Inha” ou no “Porto Carvoeiro”. No “Mercado Municipal” do Mapa Virtual estão disponíveis vários expositores com artesanato urbano, artes plásticas, produtos vintage, acessórios de moda e artigos em segunda mão que podem ser adquiridos pelos visitantes virtuais.

O programa de maio da 20ª edição do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira está disponível em www.imaginarius.pt.

Publicado a 10.05.2021