Sociedade

Campanha de vacinação de cães em todo o concelho

Durante o mês de maio, entre 4 e 28, o Canil Municipal de Santa Maria da Feira vai realizar uma nova Campanha de Vacinação Antirrábica e Identificação Eletrónica em todo o concelho. De acordo com as indicações da Direção Geral de Alimentação e Veterinária, esta campanha destina-se exclusivamente a cães.

O calendário de vacinação está disponível para consulta neste portal, no blogue do canil municipal, mas também em formato de papel, afixado nas Juntas de Freguesia, Câmara Municipal, Gabinete Veterinário Municipal e Canil Municipal.

A vacina antirrábica só pode ser realizada em cães que se encontram identificados eletronicamente (microchip). De referir que, apesar da vacina conferir uma imunidade de três anos, mantém-se, no entanto, a obrigatoriedade do registo da licença anual na junta de freguesia.

No momento da vacinação e/ou colocação de microchip, os donos dos cães deverão fornecer os seguintes dados, para efeitos de preenchimento do respetivo recibo e/ou ficha de microchip: nome completo, morada, número de Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão, Número de Identificação Fiscal e contacto telefónico.

A vacina da raiva, que confere imunidade por 3 anos, tem um custo de 10 euros, o boletim sanitário, 1 euro, e a colocação de microchip e registo no Sistema de Informação de Animais de Companhia tem o valor de 2,5 euros, valores já praticados em 2020.

Devido à realidade pandémica, há regras de higiene e segurança que devem ser acauteladas: é permitido apenas um acompanhante por animal; o atendimento é realizado por senhas distribuídas no início da concentração, é obrigatório o uso de máscara, a desinfeção das mãos à entrada e saída e o distanciamento físico de 2 metros.

Para mais esclarecimentos, contacte o Canil Municipal de Santa Maria da Feira, através do telefone 256 370 800, do telemóvel 918 171 243 ou do email veterinario.municipal@cm-feira.pt.

Publicado a 29.04.2021