Sociedade

Fiães e Lourosa – 20 anos de Elevação a Cidade

As cidades de Fiães e de Lourosa, no concelho de Santa Maria da Feira, comemoraram a 19 de abril, o seu 20º aniversário de Elevação a Cidade. O presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, juntou-se aos presidentes das Juntas de Freguesia, a outras entidades e à população para assinalar esta data que assume especial relevo para a História das duas cidades, em particular, e do concelho, em geral.

Em Lourosa, o edil feirense começou por visitar, ao final da tarde, o terreno cedido pela autarquia para construção do segundo Campo de Treinos da Academia José Manuel Oliveira, participando depois na sessão solene comemorativa do 20º aniversário de elevação de Lourosa a Cidade que contou com diversas intervenções e a apresentação do projeto de Requalificação Urbana do Arraial de Lourosa.

É intenção da Câmara Municipal redesenhar o Arraial de Lourosa para restabelecer uma relação próxima entre a Igreja e o próprio Arraial, incidindo também esta requalificação nas ruas limítrofes ao Arraial, nomeadamente, parte da Rua Central, arruamentos no perímetro do Largo, e uma pequena parte da Rua do Lusitânia. Aquele espaço público passará a integrar um edifício/cafetaria de apoio, espaços verdes e uma área ampla que poderá funcionar como área para atividades de caráter lúdico ou simplesmente como zona de estar.

Contribuir para a melhoria das condições viárias existentes e conferir uma maior dignidade ao Largo da Igreja e Arraial tornando-o num espaço público de qualidade para fruição de toda a população são os principais objetivos desta requalificação que se prevê ter início em julho e que envolverá um investimento municipal de cerca de 930 000 euros.

As comemorações na cidade de Fiães centraram-se à noite, com a apresentação do resultado do Orçamento Participativo 2021 e a Sessão Solene. Além da sua intervenção para assinalar a data, o presidente da Câmara da Feira apresentou também o projeto de Requalificação do Monte da Pedreira, uma intervenção municipal que irá valorizar a vivência em comunidade, transformando o antigo espaço privado devoluto da antiga fábrica de sapatos “Ajax”, num espaço público de qualidade.

A demolição da nave da antiga fábrica abrirá caminho à extensão do jardim existente, conferindo-lhe novos usos e permitindo também estabelecer uma relação pedonal entre a Rua do Monte da Pedreira e a Rua do Fontenário. A plataforma deixada livre pela antiga fábrica será ocupada pelos campos de jogos, dois de voleibol e uma quadra polivalente. Serão ainda criadas, ao longo de toda a plataforma, áreas de fruição da paisagem, instalação de pequenos espaços de reunião, bancadas formais e informais, espaços de refeição ou simplesmente espaços de contemplação.

A Requalificação do Monte da Pedreira tem uma estimativa orçamental de 450 000 euros e a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira conta iniciar esta obra em meados do próximo ano.

Publicado a 20.04.2021