Município Sociedade

PSP e GNR recebem leitores de microchips para identificar donos de animais perdidos

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira ofereceu a todas as forças de segurança do concelho – PSP e GNR – leitores de microchips que permitem identificar e localizar de forma rápida e eficiente os proprietários de animais de companhia que se encontrem perdidos. Trata-se de mais uma medida integrada no Programa Municipal de Bem-Estar Animal.

São comuns os casos de animais de companhia que escapam à vigilância dos seus donos e que acabam por vaguear pela via pública ou serem alvo de roubo, mas o leitor de microchips vem agora simplificar e agilizar a tarefa das forças de segurança que, a qualquer hora, poderão responder com prontidão a estas situações. Com a globalização da identificação eletrónica, passou a ser mais fácil identificar e devolver os animais aos proprietários, e proporcionar uma rápida assistência médico-veterinária quando tal se revele necessário.

Num ato simbólico, o vereador do Pelouro da Proteção Civil. Ambiente, Espaços Verdes, Saúde e Ação Social, Vítor Marques, procedeu à entrega de leitores de microchips às forças de segurança do concelho (PSP e GNR de Santa Maria da Feira e GNR de Lourosa, Santa Maria de Lamas e Canedo). Coube ao comissário Ricardo Vasques Diogo, em representação da PSP, e ao alferes Tiago André Gomes Jorge, em representação da GNR, receber os dispositivos oferecidos pela Autarquia.

A entrega de leitores de microchips é uma de várias medidas que a Câmara Municipal, de forma individual ou em parceria com associações protetoras de animais, tem em curso no terreno, através do Serviço Médico Veterinário Municipal, visando promover o bem-estar animal, o controlo da reprodução e a redução do número de animais errantes.

Refira-se que a edilidade tem vindo a apoiar a criação de colónias de gatos de rua, oferecendo a esterilização e a identificação eletrónica dos mesmos. A realização de campanhas anuais de esterilização gratuita de cães e gatos, cujos titulares sejam residentes em Santa Maria da Feira, e de campanhas de vacinação e identificação eletrónica a custos reduzidos são outras medidas implementadas com grande sucesso no território, considerando o crescente interesse e a adesão dos munícipes a estas medidas.

Relativamente aos animais adotados no Canil Intermunicipal da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria e no Canil Municipal de Santa Maria da Feira, a Autarquia suporta a totalidade dos custos da esterilização, vacinação, desparasitação e colocação de microchip para identificação eletrónica do animal, como medida de incentivo à prática da adoção animal.

Para mais informações e esclarecimentos sobre estas e outras medidas de promoção do bem-estar animal, os interessados devem contactar o Serviço Médico Veterinário Municipal, através do telefone 256 370 800 ou email veterinario.municipal@cm-feira.pt.

Publicado a 06.04.2021