Turismo Grandes eventos

Candidaturas abertas para Restaurantes e Fogaçarias “Sabores Imaginarius 2021”

No âmbito do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira lança duas novas Chamadas Públicas para o “Sabores Imaginarius 2021”: uma dirigida aos restaurantes e chefes e uma outra para as fogaçarias, pastelarias e padarias do concelho, apostando, uma vez mais, na projeção e valorização dos produtos e sabores locais. O primeiro momento do Imaginarius vai acontecer maioritariamente no palco digital, entre 27 e 30 de maio, e os “Sabores Imaginarius” desta edição adequam-se ao formato, privilegiando o Take Away e o Home Delivery.

De 5 de abril a 19 de abril, estão abertas as candidaturas para os Restaurantes e Fogaçarias Oficiais “Sabores Imaginarius 2021”. Podem participar todos os estabelecimentos de restauração e bebidas, de padaria, pastelaria e fogaçaria do concelho de Santa Maria da Feira, sendo apenas necessário o preenchimento do formulário respetivo – Restaurantes ou Fogaçarias, disponível no site oficial do Imaginarius.

No caso da restauração, serão selecionados 10 restaurantes e chefes, através da escolha de um Menu Imaginarius criativo e representativo de cada estabelecimento, composto por entrada, prato principal e sobremesa. O júri irá privilegiar a gastronomia criativa, urbana e de autor, mas também avaliar a utilização de produtos endógenos e a qualidade dos produtos confecionados, preferencialmente com recurso a produtores locais.

Na Chamada Pública referente às fogaças, serão também selecionados 10 estabelecimentos de venda de fogaça certificada IGP – Indicação Geográfica Protegida. A apresentação e criatividade dos subprodutos derivados da Fogaça, a solução de embalamento do produto para entrega aos clientes, a história e tradições associadas ao produto apresentado e ser membro do Agrupamento de Produtores de Fogaça da Feira são critérios que contarão na hora da seleção das candidaturas.

O júri é composto por cinco elementos, dos quais quatro são comuns para as duas Chamadas Públicas: representantes do Gabinete de Turismo e Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Internacionais da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, um elemento representativo da oferta formativa da restauração do concelho e um prestigiado chefe com origem e formação na Escola de Hotelaria de Santa Maria da Feira. Na seleção dos restaurantes estará ainda um representante da Associação Empresarial da Feira e das fogaçarias um elemento do Agrupamento de Produtores de Fogaça da Feira.

O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua marca, este ano, o primeiro encontro com o seu público no enorme palco digital, entre 27 e 30 de maio, mantendo, no entanto, a inovação, criatividade e diversidade dos espetáculos com que há já 20 anos surpreende artistas e espetadores. Dado o formato digital e, independentemente das padarias, pastelarias e restaurantes estarem de portas abertas, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira pretende que os Restaurantes e Fogaçarias Oficiais “Sabores Imaginarius’21” possam comercializar as suas propostas gastronómicas, através dos serviços de Take Away, de Home Delivery ou até mesmo de transportadoras.

No dia 22 de abril, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira divulga, através dos seus suportes de comunicação, os 10 Restaurantes e as 10 Fogaçarias Oficiais “Sabores Imaginarius’21”.

Documentos:

Seleção de Restaurantes Oficiais Sabores Imaginarius 2021