Município Sociedade

Selecionados 22 jovens feirenses para formação intensiva no mundo das artes

O desafio foi lançado pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e 22 jovens do concelho agarraram a oportunidade de integrar uma experiência diferenciadora de formação e capacitação pluridisciplinar no mundo das artes, que terá início a 15 de maio. O projeto “Beyond O Mundo é um Palco” contempla oficinas artísticas de Teatro, Música, Artes Visuais e Vídeo, ao longo de vários meses, e prevê mobilidades a Inglaterra e Itália, com encerramento na Feira, no âmbito do Erasmus+ Juventude.

Os 22 jovens selecionados para esta formação intensiva, que decorrerá na sede do projeto PRIMÁRIO, em Fiães, têm entre 16 e 30 anos e ambicionam desenvolver competências artísticas através da descoberta pessoal no mundo das artes. Entre maio deste ano e fevereiro do próximo, vão usufruir de um preenchido e diversificado calendário de workshops e oficinas, sob a orientação de reconhecidos profissionais das diferentes disciplinas artísticas.

O ator e professor Telmo Ferreira assume a direção artística do projeto “Beyond O Mundo é um Palco” e terá a seu cargo as oficinas de Teatro e Produção. Por sua vez, o músico e radialista Emanuel Botellho orientará a oficina de Música (multimédia); Pedro Santos, designer gráfico e ilustrador, conduzirá a oficina de Artes Visuais; e o videógrafo e fotógrafo Pedro Castro assumirá a oficina de Vídeo (multimédia).

A formação no PRIMÁRIO, inicialmente agendada para 27 de março, foi adiada para 15 de maio, considerando a relevância da sua realização presencial. Quanto às mobilidades previstas para julho e outubro deste ano, e fevereiro de 2022 – Lewisham, Londres (Reino Unido), Portici, Nápoles (Itália) e Santa Maria da Feira (Portugal), respetivamente –, a sua concretização dependerá da evolução da pandemia COVID-19 e das regras de circulação impostas por cada país. Se o calendário for cumprido na íntegra, desta experiência conjunta resultará um projeto artístico multicultural construído a três, suportado nas diferentes áreas de formação e na singularidade de cada um dos participantes dos países envolvidos.

O projeto de capacitação artística “Beyond O Mundo é um Palco” é a materialização de uma enorme vontade e persistência da Câmara da Feira para alargar as potencialidades do projeto “O Mundo é um Palco” – circunscrito a 14 participantes – a um maior número de jovens feirenses, reforçando sinergias entre o Gabinete da Juventude e o projeto PRIMÁRIO.

Coordenado pelo Município de Santa Maria da Feira, o “Erasmus+ Juventude – O Mundo é um Palco” visa, por um lado, trabalhar a integração dos jovens através das artes performativas e, por outro, dotá-los de competências pessoais e profissionais que lhes permitam obter ferramentas para escolher um futuro profissional de acordo com o seu talento e os valores europeus de solidariedade, diversidade e interculturalidade.

Publicado a 01/04/2021