Município Sociedade

Campanha de esterilização de animais comparticipou 162 candidaturas em 2020

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira tem praticamente concluído o processo de esterilização de animais de companhia relativo à campanha de 2020. Das 162 candidaturas validadas no final do ano passado e comparticipadas a 100%, já foram esterilizados 124 canídeos e felinos, sem quaisquer custos para os donos. A Autarquia prevê avançar com a terceira campanha gratuita de esterilização até meados deste ano.

Implementada pela Câmara Municipal no âmbito do Programa de Bem-Estar Animal, a campanha “Não ao Abandono | Sim à Esterilização”, operacionalizada pelo Serviço Médico Veterinário Municipal, pretende controlar a sobrepopulação animal e evitar o abandono de cães e gatos ou ninhadas indesejadas. É também uma forma de resolver problemas como a marcação de território e a agressividade dos animais, para além da prevenção de doenças graves, contribuindo para uma maior esperança de vida animal.

Na segunda edição desta campanha, lançada no final de 2020, foram rececionadas e validadas 162 candidaturas para esterilização ou castração de cães e gatos (machos e fêmeas), estando já concluídos 124 processos (55 canídeos e 69 felinos). Por cada candidatura validada foi emitido um “cheque veterinário esterilização” com um ano de validade, para efetivação no Centro de Atendimento Médico Veterinário protocolado – Termas Vet.

Para reforçar a relevância desta campanha, a Câmara Municipal disponibilizou um conjunto de materiais de apoio, como bolsas para os boletins sanitários dos animais e pins de divulgação, destinados aos titulares dos animais esterilizados ou castrados. O vereador do Ambiente e Saúde, Vítor Marques, acompanhou o momento da entrega destes materiais à diretora técnica da Termas Vet, Sónia Oliveira, juntamente com o médico veterinário municipal, Rui Jardim.

Os interessados em saber mais sobre a esterilização ou castração de animais de companhia devem contactar o Serviço Médico Veterinário Municipal, através do telefone 256 370 800 ou email veterinario.municipal@cm-feira.pt.

Publicado a 29.03.2021